A Fifa sorteou nesta sexta-feira os duelos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2022. Foram definidas as chaves que determinarão os donos das três últimas vagas do continente no Mundial do Catar. São 12 equipes que duelarão em semifinais e finais de jogos únicos, em março do ano que vem. Itália e Portugal caíram na mesma chave, a C, e disputarão uma única vaga no torneio, caso avancem à decisão

Veja os confrontos:

  • Chave A: Escócia x Ucrânia / País de Gales x Áustria
  • Chave B: Rússia x Polônia / Suécia x República Tcheca
  • Chave C: Itália x Macedônia do Norte / Portugal x Turquia
Os confrontos da repescagem europeia: só três na Copa vagas estão em jogo — Foto: Reprodução/Twitter

Os confrontos da repescagem europeia: só três na Copa vagas estão em jogo — Foto: Reprodução/Twitter

Os duelos de semifinais serão realizados no dia 24 de março de 2022. As finais serão no dia 29 do mesmo mês e terão como mandantes os vencedores de País de Gales x Áustria, Rússia x Polônia e Portugal x Turquia. Desta forma, Cristiano Ronaldo e companhia podem ter a chance de jogar as duas etapas rumo ao Catar em casa.

– Um sorteio muito difícil para nós, pois Macedônia do Norte é um bom time. E se vencermos vamos jogar fora de casa em Portugal ou na Turquia – disse o técnico da Itália, Roberto Mancini, em participação virtual no evento.

Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha conseguiram vaga direta na Copa do Mundo e fazem parte de um grupo de 13 seleções já garantidas no Catar. Além do país-sede, estão classificados Brasil e Argentina, que ocuparão dois dos quatro postos diretos da América do Sul no Mundial.

Os sorteio das chaves foi realizado na sede da Fifa, em Zurique, e contou com a presença de Tiago, ex-jogador da seleção portuguesa, Lottar Matthäus, campeão mundial com a Alemanha em 1990, e Christian Karembeu, vencedor da Copa do Mundo de 1998 com a França.

Primeiro foi sorteada a ordem dos seis mandantes nas semifinais, com os times de melhor campanha nas eliminatórias europeias ocupando o pote 1. Depois, foram definidos os adversários dessas equipes, vindos do pote 2. A ordem do sorteio definiu quem cada vencedor enfrentará na final, que vale a vaga na Copa do Mundo. (GE)