A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio da Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), realizou, nesta sexta-feira (04.11), a 1ª cerimônia de formatura de 150 reeducandos da Penitenciária Central do Estado (PCE), em diferentes cursos, que estão em destaque no mercado de trabalho.
Os formandos receberam certificados nas áreas de instalação e manutenção de ar condicionado e placas solares, padaria, corte e costura, reciclagem de madeira. Os cursos foram ministrados em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), empresa Quality Cursos e Centro Educacional de Beleza Brasil (CEBB).
O secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, destacou que o Estado vai oferecer qualificação para todos os interessados nesta oportunidade. “Esta é a oportunidade única de mudança de vida para o reeducando e para a sua família, e todos aqueles que quiserem se qualificar, vamos ofertar cursos de capacitação”.
Uma cerimônia simbólica reuniu mais de 30 formandos, que tiveram a oportunidade de participar da formatura com direito a tapete vermelho, vestimentas como beca e capelo (parte do traje da cerimônia para a formatura) e entrega do canudo.
O juiz da Vara de Execução Penal e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF), Geraldo Fidelis, destacou a preocupação da direção da unidade em oferecer os trajes e a cerimônia completa de formatura, resgatando a dignidade do recuperando.
“Hoje, aqui todos estão bem vestidos, como formandos realmente que são, e fico muito feliz com este avanço do Sistema Penitenciário, que está preocupado em transformar o futuro dos reeducandos. O conhecimento realmente liberta e estas ações fazem a diferença na transformação do reeducando em um cidadão”, afirmou Geraldo Fidélis.
Um dos formandos, Nivaldo, agradeceu à direção da unidade pela oportunidade de qualificação e pelo empenho de todos envolvidos nos cursos. “Este momento é muito importante. Com esta qualificação, vamos encontrar as portas abertas do mercado de trabalho e vamos ter a oportunidade de esquecer o passado”.
A cerimônia contou também com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público, José Mariano de Almeida Neto, e do defensor de Justiça José Carlos Evangelista.