A garantia da imunização contra a Covid-19 para todos os profissionais da saúde foi uma das pautas dos encontros da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Carmen Machado, em Cáceres.
Nesta quinta-feira, 11/02, a presidente esteve com a prefeita do município Eliene Liberato Dias, o vice-prefeito Dr. Odenilson e o secretário de Saúde Dr. Sérgio Arruda, em reunião do Comitê de Operacionalização do Plano de Vacinação contra o Covid-19.
A presença do SISMA na reunião foi determinante para a mudança da postura do comitê em relação à vacinação dos servidores afastados dos postos de trabalho. Anteriormente, a decisão do colegiado era de que apenas os servidores na ativa seriam vacinados.
De acordo com a decisão, as mais de 500 doses restantes do processo de imunização para os profissionais da linha de frente, serão utilizadas para vacinar os servidores afastados por até 90 dias, e também os que atuam em clínicas, laboratórios e home care. Aqueles que estão afastados há três meses ou mais, serão vacinados na próxima fase.
“Fomos convidados a defender essa pauta no Comitê e estamos apoiando os servidores no sentido de atendê-los nessa questão. Além da conquista individual do servidor, que fica livre de se contaminar e desenvolver quadros graves da doença, existe o benefício coletivo e social, pois a imunização poderá garantir o retorno às atividades após a aplicação da segunda dose, devolvendo esse profissional ao posto de trabalho, e diminuindo a pressão sobre as equipes que estão sobrecarregadas com uma alta demanda” comentou a presidente.
A presidente e a 1ª-secretária do SISMA/MT Tatiane Refosco, também se reuniram com os diretores Administrativo e Clínico do Hospital Regional de Cáceres, Onair Nogueira e Hernandes Silva Coutinho, e com o diretor do Escritório Regional de Saúde de Cáceres (ESR), Sandro Luiz Netto , para tratar da vacinação dos servidores e outras pautas da categoria.
A viagem à Cáceres faz parte das ações descentralizadas da gestão e tem o objetivo de sensibilizar os gestores pela imunização dos trabalhadores da saúde.