Simone Biles desistiu de competir na final por equipes da ginástica em Tóquio, nesta terça-feira, após cometer um erro no salto. A atleta teve problemas na aterrissagem e tirou uma nota extremamente baixa para seus padrões. Em entrevista coletiva após receber a prata ao lado do restante da equipe americana, Biles disse que desistiu porque não queria arriscar a chance de medalha do time.
Ao contrário do que foi especulado, Biles confirmou que não sentiu nenhuma lesão e que sua decisão foi por conta de questões mentais.
– Preciso me concentrar no meu bem-estar, há vida além da ginástica. Infelizmente aconteceu nesse palco. Esses Jogos Olímpicos têm sido muito estressantes… Uma longa semana, um longo ciclo olímpico e um longo ano. Eu acho que estamos todos muito estressados. Nós deveríamos estar nos divertindo e esse não é o caso – continuou a ginasta
Simone Biles cabisbaixa durante disputa por equipes da ginástica — Foto: REUTERS/Mike Blake
Biles ainda ressaltou que passou o dia todo incomodada e chegou a ficar tremendo enquanto esperava pelo horário da competição.
No anúncio oficial da Confederação de Ginástica dos Estados Unidos foi dito que: “Simone Biles saiu da competição das finais por equipes por conta de motivos médicos. Ela será avaliada diariamente para a liberação médica para as próximas competições”
A atleta reforçou que teve que colocar sua saúde mental como prioridade e deixou bem claro que não está feliz.
Apesar da participação de Simone em apenas um aparelho, os Estados Unidos ainda conseguiram a prata na disputa por equipes – ouro ficou com as russas. Biles disse estar orgulhosa das companheiras pela segunda posição.
– As meninas assumiram a responsabilidade e fizeram o que elas tinham que fazer. Eu devo a essas garotas, isso não teve nada a ver comigo. (…) As emoções estavam uma bagunça, mas olha o que elas fizeram sem mim, elas são medalhistas de prata das Olimpíadas.
Biles ainda participa do individual geral, na próxima quinta-feira. Além disso, a ginasta está classificada para todas as finais de aparelhos. Barras assimétricas e salto acontecem no dia 1 de agosto, solo no dia 3 de agosto e trave no dia 4 de agosto. (Globo Esporte)