O setor da construção civil em Mato Grosso apresentou um desempenho notável no primeiro semestre de 2024, com um aumento significativo de 57% nas contratações em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Esse crescimento resultou na criação de 9.885 novos empregos no setor, refletindo uma recuperação robusta e a expansão das atividades de construção no estado.
Durante os primeiros seis meses de 2024, Mato Grosso registrou um total de 352.506 admissões e 310.798 demissões, resultando em um saldo positivo de 41.711 novos empregos. Este aumento de 3% em relação ao saldo de empregos do primeiro semestre de 2023 evidencia uma tendência de crescimento constante no mercado de trabalho local.
Destaca-se que as obras de infraestrutura desempenham um papel crucial nesse cenário, representando 54% das novas vagas criadas no setor. Esse segmento tem impulsionado a demanda por profissionais qualificados e o desenvolvimento de projetos essenciais para o avanço das infraestruturas do estado.
Robson Yanagawa, engenheiro e proprietário da Construtora Yanagawa, avalia que os resultados refletem um mercado positivo tanto para a capital quanto para as cidades do interior do estado que estão em pleno desenvolvimento.
“Esse cenário positivo se deve à quantidade de obras públicas em andamento, refletindo um estado pujante com uma economia forte. Com uma infraestrutura melhor, tanto as empresas da iniciativa privada quanto a população em geral conseguem aproveitar e produzir mais. Um exemplo disso é a duplicação da rodovia 163, que está em fase bem avançada”, explicou.
Neste ano, a construtora investiu na entrega do Condomínio Primordiale, em Lucas do Rio Verde, o primeiro empreendimento horizontal da cidade. Os dados do CAGED apontam que, na região de Lucas, houve 12.979 admissões e 11.312 demissões, resultando em um saldo de 1.667, 1% mais alto que no ano anterior. O setor da construção em Lucas do Rio Verde finalizou o semestre com um saldo de 426 novos postos de trabalho, 72% mais alto que nos primeiros seis meses de 2023. O setor da construção representa 26% do saldo total de empregos do município.
“Na região de Lucas, muitas empresas estão sendo construídas e contribuindo para a geração de empregos, movimentação da economia e qualidade de vida das pessoas. Para a construção do Primordiale, aplicamos 40% do orçamento em mão de obra e tivemos mais de 300 colaboradores diretos e indiretos ao longo de dois anos de obra”, concluiu Robson.
O Condomínio Primordiale oferece casas com 106,42 m² em terrenos de 150 m², com 3 quartos, sendo uma suíte, e duas vagas de garagem cobertas. Entre os atrativos, destacam-se a piscina adulto e infantil, dois playgrounds equipados, salão de festas, churrasqueira gourmet, minicampo society e um espaço pet. O empreendimento está localizado na Av. Angelo Antônio Dall Alba, 2 – 169-S – Parque dos Buritis, Lucas do Rio Verde.
Em Cuiabá, foram registradas 68.201 admissões e 61.481 demissões, resultando em um saldo de 6.720, uma alta de 30% em relação ao primeiro semestre de 2023. No setor da construção, o saldo foi de 1.287, uma queda de 3% em relação a 2023, mas com uma alta de 67% em comparação a junho de 2023, impulsionada pelas obras de infraestrutura.