Sete pessoas morreram e dezenas ficaram feridas momentos antes do jogo entre Camarões e Comores, pelas oitavas de final da Copa Africana de Nações, no Estádio Paul Biya, na cidade de Olembé, na noite desta segunda (24). O tumulto ocorreu quando alguns torcedores sem ingresso forçaram a entrada de um dos portões, que já estava fechado.
De acordo com informações da imprensa camaronesa, dezenas de feridos foram encaminhados para um hospital próximo ao estádio, dentre eles muitas mulheres e crianças que foram pisoteadas pela multidão.
“A CAF tomou conhecimento do incidente ocorrido na noite de segunda-feira, 24 de janeiro de 2022, no estádio de Olembé, durante a partida da Copa das Nações Africanas entre Camarões, país anfitrião, e Comores. A CAF iniciou uma investigação para descobrir mais detalhes. Estamos em constante comunicação com o governo camaronês e o comitê organizador local (Cocan)”, informa um trecho da nota da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Antes mesmo da abertura da Copa Africana havia muita tensão no país em razão da segurança, pois Camarões, além do surto de Covid, ainda tenta conter um princípio de guerra civil em algumas de suas regiões (leia mais aqui).
Oitavas de final da Copa Africana*
Domingo (23)
Burkina Faso 1 x 1 Gabão (Nos pênaltis, Burkina 7 a 6)
Nigéria 0 x 1 Tunísia
Segunda-feira (24)
Guiné 0 x 1 Gâmbia
Camarões 2 x 1 Comores
Terça-feira (25)
13h – Senegal x Cabo Verde
16h – Marrocos x Malawi
Quarta-feira (26)
13h – Costa do Marfim x Egito
16h – Mali x Guiné Equatorial
(*Horários de Brasília) (Jogada 10)