A | A

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou nos dias 25 e 26 oficinas sobre serviços de acolhimento institucional para idosos à profissionais do Lar dos Idosos Bem Viver, no município de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá). A unidade que faz parte do Programa SER Família Idoso atenderá 80 idosos, sendo 60 internos e 20 em atendimento diário, com atividades de convivência.

A qualificação foi realizada por servidoras da Secretaria Adjunta de Asssistência Social da Setasc e destinada aos trabalhadores do Lar dos Idosos, servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal do Idoso e da Pastoral do Idoso.

O objetivo é garantir que o atendimento aos idosos ocorra em um ambiente acolhedor, com profissionais qualificados e preparados para lidar com as diversas demandas desse público.

“Está é uma das obras mais importantes que estamos realizando, já que é destinada aos nossos idosos. A união com a Setasc, comandada pela secretária Grasi, a prefeitura de Barra do Garças, junto com as profissionais que se capacitaram, é fundamental. Ficamos muito felizes em saber que estamos fazendo a diferença na vida dos idosos e saber que eles serão tratados com muito carinho “, declarou a primeira-dama Virginia Mendes.

A secretária de Estado de Assistência Social, Cel. Grasi Paes Bugalho, destacou o comprometimento do Governo de Mato Grosso com os idosos do estado e o olhar sensível da primeira-dama Virginia Mendes.

“A gestão estadual está trabalhando e dando suporte para todos os municípios. A união do estado e município é importante para que as ações cheguem para quem precisa. A primeira-dama Virginia Mendes nos deu como missão trabalhar em prol dos que mais precisam, em especial aos idosos, que já trabalharam tanto pelo nosso estado. E destacamos no Vale do Araguaia, a prefeitura de Barra do Garças está de parabéns pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Um grande exemplo é o Lar dos Idosos, que está saindo do papel graças a está união”, afirmou a secretária Cel. Grasi.

A assessora técnica da Coordenadoria da Proteção Social Especial de Média Complexidade e uma das palestrantes, Danilly Iohana Correa, afirmou que a realização de oficinas desse porte são essenciais para a implantação de unidades Institucionais de Longa Permanência para Idosos (ILPI), visando a qualidade dos serviços assistenciais que serão executados.

“A pauta do idoso está em evidência devido à alta demanda da população da terceira idade e a oficina apresenta o cuidado para o manejo e a atenção adequada aos serviços que serão desenvolvidos no âmbito dos SUAS dentro da instituição de acolhimento de longa permanência para idosos de Barra do Garças”, concluiu.

CERTIFICAÇÃO 

A cerimônia de encerramento das oficinas e entrega de certificados foi realizada nesta sexta-feira (27), e contou com a presença da primeira-dama Virginia Mendes, a secretária da Setasc, Cel. Grasi Paes Bugalho; a deputada federal, Gisela Simona; a procuradora do Estado de Mato Grosso, Glaucia Amaral e outras autoridades.