A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou o cadastro biométrico de aproximadamente seis mil visitantes de cinco unidades prisionais da região metropolitana de Cuiabá. A implantação do sistema digital visa aumentar a segurança e evitar falsificações das Carteiras Individuais de Visitantes (CIV).

O acesso exclusivo por meio da biometria ocorre na Penitenciária Central do Estado (PCE), no Centro de Ressocialização Ahmenon Lemos Dantas, na Cadeia Pública de Várzea Grande, na Penitenciária Ana Maria do Couto e na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães. Essas unidades participaram do projeto piloto, que deve ser expandido para atender todas as 41 unidades prisionais de Mato Grosso.

A captação biométrica teve início há um ano e foi realizada pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, através do Núcleo de Atendimentos aos Familiares e Visitantes, integrado a Superintendência de Políticas Penitenciárias. Somente na Cadeia Pública de Várzea Grande o cadastro ocorreu na própria penitenciária.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, destaca que o cadastramento biométrico de visitantes integra o processo de modernização e controle do sistema penitenciário de Mato Grosso. A medida tem como objetivo coibir a entrada de pessoas não autorizadas, evitando a introdução de materiais ilícitos e a prática de outros crimes.

“O governador Mauro Mendes investiu e vem investindo no sistema prisional e a tecnologia faz parte dessa restruturação na Segurança Pública”, afirmou.

O assistente penitenciário e gestor do Núcleo de Atendimento aos Familiares e Visitantes, Ailton Garcia, afirmou que a modernização, além de evitar falsificações, traz agilidade ao processo.

Com a efetivação do cadastro biométrico no Sistema de Gestão Penitenciária, o familiar se torna apto a realizar visitas em até dez dias, enquanto com a carteira física, o prazo era superior a 45 dias.

“O cadastro biométrico de visitantes resolve um problema antigo relacionado à falsificação de carteiras de visitantes em unidades prisionais e também proporciona mais agilidade no atendimento aos familiares das pessoas privadas de liberdade”, explicou Garcia.

Serviço

Visitantes da Cadeia Pública de Várzea Grande devem fazer o cadastro biométrico na própria unidade. Os demais devem se dirigir à Central Integrada de Alternativas Penais, na Rua Coronel Peixoto, n°85, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário fazer agendamento prévio via WhatsApp: (65) 98130-0648.