O gestor informou que os laudos serão emitidos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFGO). “A parceria prevê que a UFGO fique responsável por emitir os laudos, via online, ou seja, tudo gratuitamente para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, acrescentou.

Os aparelhos retinógrafos portáteis são de fácil operação e podem ser operados por diversos profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, socorristas e radiologistas. Para isso, serão ofertadas capacitações para o manuseio do aparelho.

O objetivo da aquisição é, inicialmente, facilitar o acesso à saúde e a rapidez nos resultados de exames e diagnósticos.

Programa de Saúde Digital

A aquisição dos retinógrafos portáteis integra programa de Saúde Digital da SES, cujo objetivo é otimizar e modernizar os serviços de saúde em diversas especialidades. O programa oferta teleconsultas, mediadas por médicos generalistas e com especialistas através das tecnologias da informação e comunicação. As ações do programa não só ampliam e agilizam o acesso aos serviços de saúde, mas também diminui os custos associados.

Com 25 especialidades cobertas por 46 médicos especialistas, o programa não se limita apenas às teleconsultas, mas também oferece telediagnósticos e webaulas para aprimorar a capacitação dos profissionais de saúde envolvidos.