A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que aguarda o envio da amostra pela unidade laboratorial privada para a realização da metodologia de exame adequada às normas do Ministério da Saúde, que é o sequenciamento genético, para confirmar ou excluir o caso da variante Delta da covid-19 em Cuiabá.
No fim da tarde de terça-feira (27) o Instituto de Análises Clínicas (INAC) registrou o primeiro caso da variante Delta do Coronavírus.
O caso foi identificado em uma paciente de 15 anos, residente em Cuiabá, e que já havia apresentado resultado positivo para Covid-19, em março de 2021.
A Superintendência de Vigilância em Saúde da SES ressalta que Somente após a utilização da metodologia pelo laboratório referência do Ministério da Saúde é que o caso poderá ser confirmado ou descartado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a variante apresenta uma taxa de transmissibilidade elevada, sendo até 50% superior a B.1.1.7, a variante Alfa, detectada pela primeira vez no Reino Unido, devido a sua maior carga viral e capacidade de escape imunológico.
No Brasil já foram registrados 169 casos, sendo confirmados nos Estados de Pernambuco, Goiás, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.