A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) abriu as inscrições para a primeira oficina sobre diagnóstico e notificação de anomalias congênitas em Mato Grosso, promovida em parceria com o Ministério da Saúde. Evento será realizado entre 8h30 e 18h do dia 13 de dezembro, no Auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), em Cuiabá
Estão disponíveis 160 vagas. A inscrição pode ser realizada neste link, até que seja alcançado o número de vagas disponíveis. Podem participar médicos e enfermeiros, envolvidos diretamente com pré-natal, parto e exame físico do recém-nascido.
No dia 13, às 8h45, serão discutidos os aspectos gerais das anomalias congênitas, como principais conceitos, classificação, períodos críticos para a ocorrência das doenças e suas epidemiologias.
Em seguida, o grupo debate os fatores de riscos e prevenção, além do diagnóstico durante o pré-natal, que inclui anamnese (entrevista) da gestante, exames laboratoriais e de imagem.
Ao meio dia ocorre a pausa para o almoço, com o evento retornando às 13h30 com o tema diagnóstico – exames físicos do recém-nascido, avaliação do recém-nascido com foco em anomalias maiores e discussão de casos clínicos. Às 17h30, os participantes encerram a oficina, debatendo a notificação de anomalias congênitas.
Fonte: GOV MT