Um home foi  conduzido a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) com 150 quilos de pescados irregulares, retirado em período ilegal da piracema.
O homem no momento em que foi abordado estava em um carro HB20S, o pescado irregular estava no porta-malas em Várzea Grande, de acordo com apuração, o suspeito de cometer o crime ambiental é servidor público do município.
Em nota a Prefeitura de Várzea Grande se posicionou sobre a acusação, disse que se for o caso vai aplicar as devidas sanções, veja a fala na íntegra:
“Se estiver irregular e dependendo da situação dele, nos cabe segundo a lei, se concursado e no horário de expediente, abrir PAD e adotar as providências necessárias. Se for contratado ou comissionado o titular da pasta deve recomendar a demissão do mesmo.”
Dentre os peixes apreendidos estão pintados, jaús e cacharas com marcas de redes, comprovando que o tipo de pesca predatória que é proibida, pois retira uma quantidade muito grande de pescados.
O período da piracema proíbe a pesca amadora e profissional até o dia 31 de janeiro de 2021. Neste período é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a subsistência.