O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo, foi alvo da Polícia Federal durante a 16ª fase da ‘Operação Ararath’. Os policiais foram até a empresa Alphaville Buffet, de propriedade do conselheiro, para averiguar contratos. Alguns documentos foram apreendidos.
O Alphaville Buffet é um conglomerado, que conta com seis espaços. São eles: Alphaville Premium; Alphaville Garden; Casa Elfrida; Villa dos Lagos; Alpha Kids e Ácqua Park.
A operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (17), tem o objetivo elucidar esquema de corrupção que desviou recursos públicos para financiar campanhas eleitorais e enriquecimento ilícito entre 2006 e 2014.
Entre os alvos da operação ainda estão os conselheiros afastados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) José Carlos Novelli e Waldir Teis.
A operação foi determinada pelo ministro Raul Araujo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e está sob sigilo.
Cinco conselheiros do TCE – Sérgio Ricardo, Valter Albano, Antônio Joaquim, José Carlos Novelli e Waldir Teis – estão afastados de seus cargos desde setembro de 2017 por determinação do ministro Luiz Fux, do STF, durante a Operação Malebolge, 12ª fase da Ararath, da Polícia Federal.
Eles são suspeitos de receber R$ 53 milhões em propina do ex-governador Silval Barbosa para, em troca, dar pareceres favoráveis às contas do político e não colocar entraves no andamento das obras da Copa do Mundo de 2014.