Das sete rodadas que restam para o fim do Brasileirão, o Cuiabá tem pela frente três jogos considerados cruciais para a permanência na elite nacional. Em busca de encerrar o período de três partidas sem vencer, o primeiro desafio auriverde é diante do Ceará, fora de casa. Em seguida, o Dourado recebe Goiás e Avaí na Arena Pantanal.
A equipe mato-grossense irá visitar o Vozão em meio a jejum de mais de três meses sem vencer fora de casa, sendo seis derrotas e dois empates neste recorte. Sob o comando de António Oliveira, o Cuiabá soma somente um triunfo longe da Arena Pantanal.
Diante de um cenário turbulento dentro e fora de campo, o duelo contra o Ceará é considerado pelo clube como uma decisão. “Para nós, o jogo está sendo tratado como uma batalha. Vai ser a batalha do Ceará”, disse o vice-presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch.
Além da necessidade da vitória para não correr risco de cair mais uma posição na tabela, o confronto da 32ª rodada é direto contra o rebaixamento. O Dourado é o 17º colocado, com 30 pontos, enquanto o time cearense aparece em 16º lugar, com 33. Em caso de vitória, o Auriverde ultrapassa o rival pelo critério de desempate.
Após visitar o Ceará, a equipe liderada pelo técnico António Oliveira vai receber em sequência Goiás e Avaí – este último também é rival direto na corrida pela permanência. Até o fim do Brasileirão, o Dourado terá quatro jogos na Arena Pantanal, e o treinador português destacou a importância de vencê-los, independentemente dos adversários.
– Os quatro jogos temos que os vencer. Mesmo que um dos adversários que venham aqui seja o Palmeiras. Garanto que serão os jogos mais difíceis da temporada – disse António Oliveira em coletiva após a partida contra o Flamengo.
Com 32% de aproveitamento até aqui, o Cuiabá vai em busca de melhorar esses números na reta final da Série A para alcançar a “pontuação mágica”. Caso mantenha o proveito, o time atingiria somente 37 pontos.
Os resultados negativos das últimas rodadas – duas vitórias em 15 jogos – colocam o Dourado como um dos times com maior chance de descenso. Segundo cálculos do Espião Estatístico, a equipe mato-grossense aparece com 38% de probabilidade de permanecer na Série A.
Confira detalhes dos próximos jogos:
16/10 (domingo)
- Ceará x Cuiabá | Castelão
23/10 (domingo)
- Cuiabá x Goiás | Arena Pantanal
27/10 (quinta-feira)
- Cuiabá x Avaí | Arena Pantanal
(GE)