A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nesta segunda-feira (14.10) que há uma possibilidade concreta de que as seguradoras deixem de oferecer coberturas rurais no Brasil, caso não ocorra a modernização do seguro rural. A declaração foi feita durante um workshop realizado em Cuiabá, que tem como foco a discussão do Projeto de Lei 2951/2024, de sua autoria, que visa modernizar o seguro rural.

Segundo a senadora, as seguradoras estão atualmente perdendo o interesse em oferecer seguros aos produtores rurais, principalmente devido ao baixo número de contratos que chegam a essas empresas. Outro fator citado por Tereza Cristina é que, muitas vezes, os produtores desistem de contratar seguros devido à falta de condições vantajosas oferecidas pelas seguradoras.

“Se não fizermos nada, o seguro rural poderá praticamente desaparecer. Por quê? Porque as seguradoras estão perdendo o interesse. Temos um número reduzido de tomadores e, ao mesmo tempo, os produtores não veem vantagem nas condições oferecidas por elas”, declarou a senadora.

Tereza Cristina também destacou: “Temos um cenário muito ruim para o produtor. As commodities estão com preços em baixa e enfrentamos uma seca que causou uma enorme quebra na produção. Acredito que este seja o momento certo para discutirmos um novo modelo de seguro rural para o Brasil.”

A senadora ainda comentou sobre a importância do Fundo de Catástrofe, que permitirá às seguradoras expandir suas coberturas, sendo gerido com recursos públicos e privados – inclusive com possíveis aportes de fundos estaduais.

“A governança atualmente está concentrada nas mãos do Governo. Quando passa a ser público-privado, temos uma governança compartilhada, com a participação do setor privado. Isso é fundamental para a sustentabilidade do seguro rural”, concluiu.

(VGNAgro)