O Corinthians venceu a Portuguesa-RJ por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena, e avançou sem grandes problemas às oitavas de final da Copa do Brasil. Depois do empate por 1 a 1 no jogo de ida da terceira fase, em Londrina, o Timão fez valer seu favoritismo em casa, pressionou desde o início e resolveu o jogo ainda no primeiro tempo, com gols de Júnior Moraes e Giuliano. Com time quase todo reserva, o técnico Vítor Pereira pôde administrar o elenco e dar minutos a vários jogadores antes de uma dura sequência que terá pela frente: Inter, sábado, pelo Brasileirão, e Boca Juniors, na próxima terça-feira, pela Libertadores.

Grana no bolso!

O Corinthians vai conhecer seu próximo adversário em sorteio a ser realizado pela CBF após o fim da terceira fase – ainda não há data para isso acontecer. Certo é que a classificação garante mais R$ 3 milhões nos cofres corintianos, premiação destinada a quem chega até as oitavas de final

Primeiro tempo

O Corinthians fez o que dele se esperava no início: amassou a Portuguesa-RJ, abriu bem o campo com Gustavo Mosquito e Lucas Piton e empurrou o rival para perto do próprio gol. O técnico Vítor Pereira usou três defensores, com Fábio Santos ao lado de Robson Bambu e João Victor, e mandou o time ao ataque. Os espaços começaram a aparecer, mas o Timão abriu o placar quase por acaso, numa bicicleta errada de Giuliano que sobrou limpa para Júnior Moraes concluir a gol: 1 a 0.

O Corinthians foi bem principalmente pela direita, com Mosquito e Adson fazendo boas combinações – por ali saiu o segundo gol, com Adson encontrando o companheiro na ponta e vendo ele cruzar rasteiro para Giuliano finalizar. Com 2 a 0 à frente, o Timão administrou e viu a Portuguesa tentar sair algumas vezes, sem perigo. No fim, Cássio, com dores na coxa, foi substituído por Ivan por precaução.

Aos 31 min do 1º tempo - gol de dentro da área de Giuliano do Corinthians contra o Portuguesa

Aos 31 min do 1º tempo – gol de dentro da área de Giuliano do Corinthians contra o Portuguesa

Com o placar praticamente garantido, o Timão voltou com mudanças: Cantillo e Giovane nas vagas de Maycon e Júnior Moraes – mais uma vez Vítor Pereira gerindo seu elenco. O Timão continuou com a bola nos pés e, diante de uma Lusa sem reação, tentou mais gols. Faltaram, porém, profundidade e pontaria, mesmo com Mosquito ainda em campo. Mesmo assim, serviu para o técnico fazer novas observações. Até o garoto Wesley, de 17 anos, entrou no fim e teve uma chance de finalizar a gol, nos acréscimos.

Próximos jogos

O Corinthians volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Internacional, às 19h (de Brasília), no Beira-Rio, pela sexta rodada do Brasileirão. Já a Portuguesa-RJ se concentra na Série D e joga no domingo contra o Nova Iguaçu, às 17h, no Luso-Brasileiro. (GE)