O Hospital de Câncer de Mato Grosso informou nesta quarta-feira (15), que irá paralisar os atendimentos por conta da falta de repasses de R$ 6,3 milhões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A suspensão será nesta quarta e quinta-feira (16 e 17). A unidade não irá realizar atendimentos no Pronto-Atendimento, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e na enfermaria. Somente pacientes quimioterápicos e radioterápicos que estão com agendamento serão recebidos.
O presidente do HCan, Laudemi Nogueira afirmou que se a prefeitura não resolver os débitos o hospital pode fechar as portas. “Se até quinta-feira não houver por parte da Secretaria Municipal de Saúde uma tomada de providências que atenda essa reivindicação, na sexta-feira terá uma paralisação total. O hospital para definitivamente na sexta-feira”, comentou.
A Prefeitura de Cuiabá, por meio de nota, justificou dizendo que todos os pagamentos relativos à pactuações com os hospitais filantrópicos passam por um processo, que deve cumprir os requisitos administrativos, um processo que gera uma diferença de tempo de dois a três meses.
Com o advento da pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde deu duas opções de pagamento aos filantrópicos: por produção ou pela média de atendimentos. O Hospital do Câncer optou continuar recebendo pelo número de atendimentos, que até então era alto.
Com relação aos atrasos anteriores, a Secretaria informa que já quitou parte dos valores na semana passada e que participou de reunião juntamente com os três hospitais filantrópicos de Cuiabá e a Secretaria de Estado de Saúde, que tem cerca de R$ 25 milhões a repassar ao Município.
Confira a nota da prefeitura