A diretoria da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) aprovou o reajuste de 6,03% na tarifa de água e esgoto na capital. O pedido de reajuste partiu da concessionária dos serviços, Águas Cuiabá, e foi homologado no dia 16 de março. O aumento passa a valer a partir do dia 17 de abril.
Os serviços complementares, como aferição de hidrômetro, conserto de cavalete, ligação de água, recebimento de fossas e venda de água com caminhão pipa, também foram reajustados em 6%.
O percentual de reajuste é maior que o índice de inflação no último ano. Segundo a agência reguladora, o cálculo feito para o reajuste é baseado nos custos de energia, mão de obra e construção civil para que seja feito o abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.
De acordo com a publicação, a data de entrada em vigor da nova tarifa deve ser pelo menos 30 dias após a homologação.
O Procon foi contra a revisão. A Águas Cuiabá foi a segunda colocada em número de reclamações no ano passado, com quase 3.700 registros, a maior parte por cobrança indevida.
A Águas Cuiabá afirma que criou um canal de comunicação direto com o Procon, para garantir a agilidade nos procedimentos e que melhorou o sistema de abastecimento, ampliando a capacitação de água nos Rio Coxipó e no Rio Cuiabá.
A concessionária também informou que a cobrança de esgoto, conforme a lei, só ocorre nos bairros atendidos com o serviço de esgotamento sanitário.