A solenidade de abertura da Taça das Favelas 2022 – etapa nacional – “Favelão 2022” foi realizada nesta terça feira (01.11), no Centro de Convenções World Trade Center, no Brooklin, em São Paulo. A delegação de Mato Grosso foi para a capital paulista com 39 atletas, 19 na categoria masculina e 20 na categoria feminina. A solenidade recebeu atletas de 16 estados.
Na oportunidade, o presidente da Central Única das Favelas em Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, falou da importância da participação das nossas seleções na etapa nacional. “É algo grandioso porque foi a primeira vez que realizamos a Taça das Favelas em Mato Grosso e pela primeira vez já tem Taça das Favelas nacional. Não existe palavras para dizer o que esse momento significa para todos nós. Estamos aqui com várias favelas do nosso estado, tanto masculino quanto feminino.
Para ele, a Taça vem para promover de fato esses territórios e para mostrar a potência que são as favelas. “Todos querem levar o troféu para casa, mas não podemos deixar de falar do legado e da promoção que isso tem na vida dessas pessoas que estão nesses territórios, nas favelas”.
Para o presidente Nacional da Cufa Preto Zezé, a Taça mostra a força das favelas do país. “Mobilizar as favelas do Brasil todo para poder dar uma visibilidade positiva, relevar talentos que não aparecem porque tem um olhar de violência e de medo em relação as favelas. A gente está mudando isso, fazendo um lançamento em um grande centro de eventos com o WTC, as grandes emissoras replicando e dando visibilidade positiva nesses lugares e mostrando que o futebol é fortíssimo nas favelas para pautar suas potências e suas qualidades”, destacou Preto Zezé.
SORTEIO DAS CHAVES– O sorteio dos times para formação das chaves foi um dos momentos mais esperados. Primeiro para as seleções femininas. Mato Grosso vai disputar com a seleção do Ceará. As seleções começam os jogos no dia 3 de novembro, no Centro Esportivo Vicente Feola, na Vila Manchester.
Já a seleção masculina vai disputar também com a seleção do Ceará. Os meninos jogam na quinta-feira (03.10),12h30 (horário de Brasília). E as meninas na sexta-feira (04.11) contra a seleção do Ceará, às 14h (horário de Brasília). Os jogos classificatórios seguem até dia 10 de novembro. A grande final feminina e a grande final masculina acontecerão no dia 19 de novembro, na Arena Barueri, a partir das 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo em rede nacional.
A atacante Jakline da Silva Arruda, de 26 anos disse que participar da Taça das Favelas é uma oportunidade única. “Para mim é felicidade enorme porque sempre tive o sonho de ser jogadora e nunca tive oportunidade. E a é a primeira oportunidade e eu agarrei com toda a força. Só de estar aqui na taça das favelas em São Paulo já é um grande sonho realizado .
De 17 anos, o goleiro Fellipe Massambani falou da felicidade de sair da sua favela e conhecer um novo estado. “Não tenho palavras para falar o que está aqui representando o meu estado Mato Grosso e quem sabe eu posso sair daqui para jogar em algum time”, finalizou.
ASSESSORIA | CUFA-MT