Em jogo sofrível tecnicamente, a seleção feminina de basquete do Brasil venceu a Colômbia por 61 a 33 na noite deste sábado, pela segunda rodada do Grupo B do Pré-Olímpico das Américas, em Bahía Blanca, na Argentina. Com o triunfo, a equipe do técnico José Neto, que foi derrotada na estreia pelos Estados Unidos15, vai assegurar vaga no Pré-Olímpico Mundial se vencer a Argentina, neste domingo, às 21h (de Brasília), no mesmo local. A seletiva para a Olimpíada de Tóquio 2020 será disputada em fevereiro, em local a ser anunciado.

A partida entre brasileiras e colombianas foi marcada pelo péssimo aproveitamento dos arremessos de quadra. Na primeira metade, a Colômbia acertou apenas uma de 20 tentativas (aproveitamento de 5%) e acabou fechando com 21% (11 de 52). O Brasil ficou com 36,5% (23 de 63).

A ala-armadora Patty e ala-pivô Damiris foram as cestinhas da seleção, com 10 pontos cada. A maior pontuadora do encontro foi a armadora colombiana Manuela Rios, com 15.

O Jogo

O Brasil começou o jogo com tudo! Com uma defesa agressiva e boa movimentação no ataque, a equipe encurralou as colombianas. A enorme superioridade técnica se refletiu no placar: uma sequência inicial de 11 a 0, com destaques para Tainá e Patty, que só foi quebrada com quase oito minutos de partida. As colombianas fizeram os primeiros pontos com dois lances livres seguidos convertidos por Martinez. E da mesma forma, elas também fizeram os outros dois da vitória parcial brasileira por 13 a 4.

José Neto colocou para jogar as 12 jogadoras brasileiras durante a partida — Foto: Divulgação/CBBJosé Neto colocou para jogar as 12 jogadoras brasileiras durante a partida — Foto: Divulgação/CBB

José Neto colocou para jogar as 12 jogadoras brasileiras durante a partida — Foto: Divulgação/CBB

O baixo nível técnico se manteve no último quarto. As brasileiras tinham a vitória nas mãos e não precisaram sequer concluir as jogadas com eficiência para perderem tal condição. Passados cinco dos dez minutos, as comandadas de José Neto tinham feito apenas seis pontos, contra quatro das colombianas. Era só esperar o fim do jogo. E a vitória do Brasil foi por 61 a 33.

Confira os confrontos do Grupo B:

Domingo
18h30 – EUA x Colômbia
21h – Brasil x Argentina

(Globo Esporte)