Seis deputados que tentaram ser eleitos como vereador, prefeito ou senador nas eleições de 2020 em Mato Grosso não conseguiram votos suficientes.

Foram eles: Emanuelzinho (PTB), Xuxu Dal Molin (PSC), Sargento Elizeu Nascimento (DC), Juarez Costa (MDB), José Medeiros (Podemos) e Valdir Barranco (PT).

O deputado federal Emanuelzinho (PTB), que tentou o cargo de prefeito em Várzea Grande. Apesar do apoio do pai dele, Emanuel Pinheiro (MDB), atual prefeito de Cuiabá, o candidato só teve 12% dos votos e ficou em 3º lugar na disputa.

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC) tentou o cargo na prefeitura de Sorriso, a 420 km de Cuiabá. No entanto, ele perdeu para o candidato Ari Lafin (PSDB), reeleito com 73,34% dos votos.

O candidato ao senado, Sargento Elizeu Nascimento (DC), foi vereador em 2016, em Cuiabá, e abandonou o cargo para assumir a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nas eleições de 2018, quando foi escolhido para deputado estadual.

Neste ano, Elizeu pretendia abandonar o cargo de deputado para tentar o cargo de senador. No entanto, ele ficou em 8° lugar no pleito, com menos de 5% dos votos.

O deputado federal Juarez Costa (MDB) se candidatou a prefeito de Sinop, a 503 km de Cuiabá. Ele já havia sido prefeito da cidade em dos mandatos. No entanto, perdeu o pleito para Roberto Doner (Republicanos), que foi eleito com 49,5% dos votos. Juarez teve apenas 27,37%.

José Medeiros (Podemos), que conseguiu se eleger a deputado federal em 2018 e já foi senador, tentou, neste ano, mais uma vez, uma vaga no senado. No entanto, Medeiros conseguiu apenas 9,7% dos votos.

Outro deputado que tentou o cargo no senado foi Valdir Barranco (PT), que acabou ficando em 5° lugar, com 8,24% dos votos.