O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realiza o segundo Workshop do Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios de Mato Grosso (GPE), nos próximos dias 14 e 15, das 9h às 11h. A capacitação, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação (Seplan), acontece virtualmente e é voltada a mais 24 municípios que assinaram o Termo de Adesão à proposta.

A programação inclui abertura com o presidente da Corte de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, apresentação do GPE, com explicação sobre seu funcionamento e palestra sobre Planejamento Estratégico Municipal. Além disso, professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira do programa, mostrarão o cronograma de atividades e metodologia de trabalho.

Os encontros reunirão prefeitos, coordenadores do GPE e secretários municipais de Alto Boa Vista, Apiacás, Araguainha, Araputanga, Barra do Bugres, Campos de Júlio, Colíder, Comodoro, Curvelândia, Jauru, Marcelândia, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Paranaíta, Reserva do Cabaçal, Santa Cruz do Xingu, São Pedro da Cipa, Sorriso, Terra Nova do Norte e Vila Bela da Santíssima Trindade.

No primeiro Workshop participaram os primeiros 21 municípios a assinarem o termo de adesão ao Programa.

 

O GPE

Com o intuito de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal, o GPE estabelece metas para a criação de políticas públicas voltadas à saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Para isso, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Tribunal fará um diagnóstico sobre a situação dos jurisdicionados, atuando junto aos prefeitos e secretários municipais para aplicação das melhores soluções para os cidadãos.

Esta é uma das principais metas da gestão do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli. “A partir disso, os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. É um grande desafio, mas tenho certeza de que o resultado será refletido em uma administração pública melhor e mais eficiente.”

O objetivo é a validar os planos estratégicos de longo prazo de cada um dos 141 municípios e entregar o diploma de técnico de planejamento de 242 servidores das prefeituras até outubro de 2023.

Clique aqui e confira a programação completa.