O Botafogo derrotou o Vitória por 1 a 0, nesta quinta-feira, no Barradão, gol de Savarino, em jogo válido pela 16ª rodada do Brasileirão, e saltou para a ponta da competição. Empatado em pontos com o Palmeiras, a equipe de Artur Jorge leva vantagem nos gols pró para estar na frente.
Vitória e Botafogo fizeram uma primeira etapa travada e com muitas faltas. Dentro da alternância de domínio, os cariocas começaram melhor e tiveram as principais chances, especialmente com Júnior Santos e Barboza. Aos poucos a equipe de Thiago Carpini cresceu e pressionou no fim da etapa. Wagner Leonardo e Matheuzinho desperdiçaram boas possibilidades. O empate ficou de bom tamanho, mas os gols poderiam ter saído.
Segundo tempo movimentado
Tudo que não aconteceu no primeiro tempo ficou guardado para o segundo. Logo aos sete minutos, Gregore sofreu pênalti de Alerrandro que Eduardo assumiu a responsabilidade de cobrar. O camisa 33 isolou a bola e sentiu uma lesão na coxa, precisando ser substituído por Tchê Tchê. Foi justamente o volante que começou a jogada do gol, dez minutos depois. Ele dominou um passe errado de Willean Lepo, finalizou e no rebote Savarino colocou na rede.
A vantagem no placar fez o Glorioso se defender mais, e os baianos se jogaram para buscar o empate. Nos minutos finais, John fez duas grandes defesas, e Damián Suárez evitou um gol em cima da linha. A justiça do futebol é feita por quem aproveita melhor as chances. Foi o que o Botafogo fez.
O Vitória segue no calvário da briga contra o rebaixamento. Com a derrota, continua com 15 pontos na 15ª colocação, três a mais que o primeiro time dentro da zona de rebaixamento, o Corinthians. O Botafogo lidera com 33 pontos, mesmo número que o Palmeiras, segundo colocado. O critério de desempate é gols pró. O Glorioso marcou 27 vezes, e o Verdão, 25.
Tanto Vitória quanto Botafogo voltam a jogar apenas na próxima quarta-feira (17), às 21h30. Os baianos encaram o Fortaleza na capital cearense. Os cariocas recebem o Palmeiras no Estádio Nilton Santos.
O meia Eduardo protagonizou um momento, no mínimo, inusitado na partida. O camisa 33 foi para a cobrança de pênalti e, na hora da batida, sentiu uma lesão na coxa.
Treta? Que nada!
Após a partida, pareceu que o zagueiro Wagner Leonardo, do Vitória, e o goleiro John, do Botafogo, se desentenderam. No entanto, em entrevista ao Premiere o zagueiro rubro-negro explicou que nada aconteceu e que os dois são amigos. Eles jogaram juntos no Santos.