Embora campeonatos regionais de todo o país já tenham sido paralisados por conta do avanço da pandemia do coronavírus, o Campeonato Mato-grossense deve seguir até o fim, no entanto sem a presença de torcedores nos estádios. Essa decisão de manter o certame foi tomada no início desta semana pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), que ouviu os clubes e não viu a necessidade de paralisação, neste momento.

Em entrevista ao site Cuiabano News, o assessor de imprensa da FMF, Diogo Carvalho argumentou que tanto a FMF como os clubes entenderam que a situação não é alarmante em Mato Grosso, pelo fato de não haver o registro de nenhum caso confirmado de coronavírus no Estado. “Foi uma decisão tomada em consenso, sem oposições”, afirmou o assessor. Segundo ele, pelo fato de não haver torcedores nos estádios e nem aglomerações, haverá mais segurança para jogadores e comissão técnica.

Decreto proíbe eventos

O Governo do Estado publicou um decreto, nesta segunda-feira (16), que adota medidas de enfrentamento de emergência de saúde pública pela transmissão do coronavírus. Estão entre as medidas a suspensão das aulas da rede estadual, municipal e do ensino superior do estado e o cancelamento de eventos com público maior de 200 pessoas. Outra medida publicada no decreto é a suspensão dos eventos em ambientes fechados promovidos pela administração pública estadual com mais de 200 pessoas, como congressos, conferências e palestras.

Caso confirmado

O primeiro caso do novo coronavírus, em Mato Grosso foi registrado nesta segunda-feira (16), em Cuiabá. O paciente está internado no Hospital Santa Rosa. Segundo informações obtidas pela reportagem junto à direção do hospital, o primeiro exame foi positivo para o coronavírus. Um exame para contraprova será realizado, conforme a fonte do hospital.

Com a confirmação, Mato Grosso possui, agora, 13 casos suspeitos monitorados pela Secretaria de Estado de Saúde e este que aguarda a contraprova. As informações sobre a idade do paciente eram divergentes até 15h40 desta segunda.