A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, nesta segunda-feira (23.09), os três estudantes da Rede Estadual de Ensino selecionados no projeto Embaixadores do Brasil Central, promovido pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), em Brasília entre 8 a 10 de outubro.

Foram selecionados os alunos Lucas Gabriel Alves Drê, da Escola Estadual Júlio Strubing Muller, em Várzea Grande; Gustavo Henrique Andrade de Morais Costa Leite, da Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza; e Pérola Rosa Mattos, da Escola Estadual Militar CBMT Governador José Fragelli, ambos em Cuiabá.

Os três foram selecionados com base no desempenho na Plataforma Mais Inglês, que faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc.

Em Brasília, eles terão a oportunidade de vivenciar atividades de diplomacia e inovação, que buscam proporcionar aos jovens um aprofundamento em temas relacionados a relações internacionais e desenvolvimento sustentável.

Durante a experiência, os estudantes também participarão de uma agenda recheada de atividades imersivas, como visitas às embaixadas do Chile, China, Nova Zelândia, Portugal, Suíça, Suécia e Reino Unido.

Além das visitas às embaixadas, os estudantes também terão interações com especialistas e participarão de sessões educativas no SESI Lab e no Instituto Rio Branco, um museu interativo e a principal escola de formação de diplomacia do Brasil, respectivamente.

Para a Seduc, o impacto esperado do projeto vai além da experiência individual dos estudantes. A iniciativa busca inspirar mudanças nas políticas públicas regionais e incentivar a inclusão de diferentes perspectivas nas discussões diplomáticas. Com isso, o projeto Embaixadores do Brasil Central não só capacita os jovens participantes, mas também promove um novo entendimento sobre a importância da diplomacia e da inovação na busca por soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.

O Consorcio BrC

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado pelos estados de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e do Distrito Federal, foi criado em julho de 2015 com objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social dos seis estados consorciados, mais o Distrito Federal, de forma integrada e por meio da cooperação entre as Unidades Federativas para assim tornar a região ainda mais competitiva.

Com auxílio de representantes de cada ente consorciado e eventuais parceiros institucionais, elabora e executa as ações, programas e projetos do Consórcio, principalmente nas áreas relacionadas à agropecuária, logística, empreendedorismo, inovação e processo de articulação internacional em fase inicial.