O mês de julho foi marcado por flagrantes de desrespeito às regras de isolamento social e, consequentemente, pelo aumento no número de casos e mortes por Covid-19 na Grande Cuiabá. Secretários da capital, prefeito do interior e policiais militares estão entre as pessoas vistas em festas e encontros com aglomeração de pessoas.
No último fim de semana, o secretário adjunto de Saúde da prefeitura de Cuiabá, Milton Correa, e amigos postaram fotos na região do Lago do Manso. Nas imagens, aparecem algumas pessoas reunias com ele em uma lancha.
Apesar das imagens, Milton nega ter participado de festas em lanchas no Manso. Ele disse que estava na companhia apenas da namorada e de uma amiga.
Em nota, a prefeitura de Cuiabá informou que abriu uma sindicância para apurar o comportamento do secretário. Durante entrevista, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que fez uma reunião com o Milton e com o secretário de Saúde Luiz Antônio Possas para cobrar explicações sobre o caso.
“Ele me disse que não estava na festa. Então, se mostraram ele na festa, ele mentiu pra mim. Ontem eu tive uma reunião muito dura, onde já fiz uma advertência. Eu repreendi duramente e disse que não vai ter segunda vez”, ressaltou.
Pinheiro também cobrou exemplo da equipe diante da pandemia e aumento no número de casos.
“Se eu me privo para dar exemplo, como um auxiliar meu não vai fazer? Não tem desculpa. Errou e foi a primeira vez. Ele tem muito mais acertos do que erros e merece uma segunda chance, mas não terá outra vez”, disse.
Ainda no fim de semana, o vereador Juca do Guaraná também foi flagrado em uma confraternização no Manso. O parlamentar aparece em uma mesa com outras pessoas e sem máscara.
Ele afirmou, em nota, que não participou de nenhuma aglomeração e que não cometeu irregularidade.
Em junho deste ano, Juca do Guaraná foi diagnosticado com Covid-19 e chegou a ficar internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas apresentou melhoras e recebeu alta quatro dias depois para continuar o tratamento em casa.
Quem também apareceu em fotos no Lago do Manso foi o prefeito de São Pedro da Cipa, Alexandre Russi. Ele foi flagrado em uma festa particular em uma lancha.
Ele respondeu que no local estavam apenas amigos do convívio diário em céu aberto, sem contato com outras pessoas. Alexandre disse ainda que as pessoas que estavam na lancha seguiram todas as medidas de isolamento e cuidados sanitários.
Policiais
A fiscalização durante a pandemia é de responsabilidade da Polícia Militar. No entanto, três militares foram flagrados em uma festa no Bairro Água Vermelha, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.
A polícia informou que os policiais foram afastados das funções de campo e estão em trabalho administrativo. A Corregedoria da PM está investigando o caso.