O secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Antonio Possas de Carvalho, se posicionou contrário à reabertura das academias na Capital. Na última terça-feira (21), o governador Mauro Mendes (DEM) decidiu incluir academias, salões de beleza e barbearias na lista de atividades classificadas como essenciais, a exemplo do que já foi definido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os estabelecimentos estão com atividades suspensas desde março, quando teve início a pandemia da Covid-19.

A decisão foi criticada pelo secretário da Capital, especialmente em razão de Cuiabá ainda apresentar um crescimento de casos e mortes em decorrência da doença.

“Eu, particularmente, lamento muito que muitas academias não vão reabrir mais. Faliram e fecharam, infelizmente.  Agora, eu acredito que não são serviços essenciais”.

“Nos salões de beleza, por exemplo, dá para usar máscara, adotar alguns critérios para atender a pessoa isoladamente, por exemplo. Agora academia, como você vai toda hora higienizar um equipamento que você usou? Como que vai limpar o suor que você está expelindo? Eu não sei como vai fazer isso, é muito difícil você garantir a biossegurança dentro de um ambiente desses”, disse.

A inclusão por parte do Governo do Estado dessas atividades na lista de serviços essenciais não implica na reabertura automática dos estabelecimentos. Caberá a cada Município a liberação ou não desses segmentos.