O governo anunciou o programa Vigia Mais Motorista nessa terça-feira (23) e a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), foi fundamental para garantir que a nova tecnologia fosse implantada. Ele foi responsável por levar a demanda para a Secretaria de Estado de Segurança Publica (Sesp) junto com o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo.
A tecnologia criada pela equipe da Sesp é a única em todo o país. A iniciativa surgiu após uma intermediação do Botelho, que em abril, após os assassinatos em série de três motoristas, organizou uma reunião entre o Sindicato dos Motoristas de Aplicativo e a área da segurança.
Botelho lembra que quando levou a demanda para a Sesp foi prontamente atendido e agradeceu o empenho e esforço para encontrar uma solução inédita no país. “Assim que conversei com o coronel Fernando, ele me disse que iria apresentar uma solução. E hoje está apresentando uma solução inovadora, inédita, e que vai dar um resultado e segurança para os motoristas para que eles possam trabalhar com mais tranquilidade. Tenho que agradecer pela eficiência da equipe da Sesp e empenho para apresentar esta solução”, afirmou o parlamentar durante o evento de lançamento em reunião no Palácio Paiaguás.
O secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, lembrou que essa demanda foi levada pelo Botelho em abril e lembrou, inclusive, que o crime contra os motoristas foi desvendado por meio das câmeras do Vigia Mais. Ele então foi buscar no Brasil alguma solução, mas não encontrou, com isso, a equipe da Sesp se debruçou na busca por uma alternativa.
“Nossa equipe desenvolveu esse sistema utilizando o Vigia Mais MT e o botão do pânico. Tivemos que fazer uma adaptação porque os motoristas estão se locomovendo, e então utilizamos da inteligência dos nossos servidores, e com isso economizamos, não tivemos que licitar, encontramos uma solução caseira feita dentro da Sesp, melhorando nosso programa Vigia Mais MT, e agora nos aplicativos. Mato Grosso está inovando e trazendo uma solução tecnológica para proteger os cidadãos e vamos estender aos motoristas de carretas. E vale ressaltar que não tem intermediário, ao apertar o botão, o sinal vai direto para Sesp, cai direto na Central”, explicou Roveri.
A presidente do Sindicato, Solange Menacho, agradeceu ao governador Mauro Mendes e ao presidente da ALMT pelo empenho na busca por uma alternativa que possa dar mais segurança à categoria. “Agradeço ao governo e ao Botelho por ter abraçado a nossa categoria, nos levado até a Sesp e desde então iniciamos uma batalha contra o tempo para poder levar uma resposta para os motoristas, conseguimos entrar em um denominador comum, onde a categoria foi atendida e o governador autorizou a Sesp a abraçar nossa categoria”, afirmou.