A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), através do programa de recondicionamento de computadores (Recytec), premiará as três escolas de Santo Antônio de Leverger que mais arrecadarem resíduos eletrônicos. A premiação será realizada durante o evento Recytec Itinerante, que ocorre na cidade nesta quinta e sexta-feira (29 e 30.5).
As escolas que participarem da gincana, intitulada E-lixo Zero, serão premiadas da seguinte forma: o 1º lugar receberá três computadores; o 2º lugar, dois computadores; e 3º lugar, um computador. As vencedoras também receberão troféus. Esta será a 3ª edição da iniciativa que já foi realizada em Chapada dos Guimarães e Poconé.
Além das escolas, a população em geral pode levar material eletrônico até o ponto de recolhimento, na Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara (R. 15 de Novembro – Centro, em Santo Antônio de Leverger). A arrecadação do material será feita até às 14h de sexta-feira e a premiação, às 16:00h do mesmo dia.
O Recytec Itinerante é um evento gratuito e aberto a todos. A programação conta com palestras, oficinas e apresentações sobre descarte consciente de lixo eletrônico para toda a comunidade do município, principalmente o público escolar.
O material coletado será reciclado ou descartado de forma adequada pelo programa Recytec, realizado pela Seciteci em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro. O projeto promove descarte adequado de lixo eletrônico por meio de eventos e campanhas de coleta de resíduos.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta a importância do evento. “Essa é uma forma que o governo do Estado promove a conscientização dos alunos e da comunidade geral sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos em diferentes localidades. Com isso, podemos estimular a reciclagem desses materiais e evitar a contaminação do Meio Ambiente”.
O Circuito Itinerante do MT Ciências também participará do evento com oficinas de robótica criativa e foguetes de papel, além de levar o planetário digital, óculos de realidade virtual e toda a estrutura da carreta da ciência, composta por quatro salas temáticas, com 22 instalações, que exploram conhecimentos variados.
“O Recytec é um programa para a sociedade e estarmos na estrada chegando nas cidades, como em Santo Antônio de Leverger, mostra que queremos que o programa esteja cada vez mais perto do povo”, completa Kelly Cristina, coordenadora do projeto.