Várzea Grande vem ao longo dos anos alcançando qualidade no atendimento aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) no município, e esse avanço tem sido observado em todos os setores das atenções básica, secundária e terciária. As Unidades de Pronto Atendimento UPA-24h, tiveram o reconhecimento do Ministério da Saúde (MS), pelo atendimento humanizado praticado tanto nas unidades do Ipase como na do Cristo Rei. A melhoria nas instalações do Hospital e Pronto Socorro Municipal também contribuíram para a boa avaliação do setor.
Diante desses progressos, equipes da Secretaria de Saúde se reuniram para a 9ª edição da ‘Oficina Avança SUS em Várzea Grande’. Servidores da pasta que exercem funções de técnicos, coordenadores e gerentes avaliaram os resultados de cada setor e, ao mesmo tempo, apresentaram sugestões que podem ser desenvolvidas no próximo ano, para melhorar ainda mais o atendimento prestado à população e mais ofertas de serviços.
Presente no evento, o vice-prefeito José Hazama disse que a Saúde Pública de Várzea Grande, desde 2015 vem apresentando uma evolução, tanto na questão do atendimento aos pacientes, bem como nas questões relacionadas aos procedimentos médicos e hospitalares. “As nossas unidades básicas de saúde hoje tem condições de atender a população em ambientes adequados e o mais importante, dando aos pacientes condições de realizar o tratamento integral nas próprias unidades, uma vez que todas possuem equipamentos para exames laboratoriais e de imagens, além de medicação prescrita pelo médico. As aquisições são feitas de acordo com as necessidades da demanda local, sem desperdício, o que melhora o atendimento na ponta sem deixar faltar o básico como medicamentos e insumos de saúde”.
Para José Hazama, o resultado positivo alcançado pela Secretaria de Saúde tem sido possível em função da priorização da Gestão Municipal pela pasta, além do trabalho efetivo e exemplar de todos os servidores, que com seriedade e dedicação buscam cada dia mais a qualidade do setor.
O titular da pasta, Diógenes Marcondes fez uma retrospectiva dos avanços da pasta, falou dos desafios enfrentados ano a ano, de cada segmento, o que tem constatado mais ofertas de serviços importantes na rede SUS tanto da Saúde Bucal, como as ações de prevenção e o atendimento médico-hospitalar, o que se caracteriza um marco da administração. “Esta oficina é uma oportunidade para apresentarmos os resultados alcançados por cada setor, mas também um momento de reflexão. Com certeza tivemos muitos avanços na saúde pública e no atendimento aos pacientes da Rede SUS, porém se não tivéssemos determinação, planejamento, ações estratégicas, e principalmente comprometimento, esse resultado não seria alcançado”, destacou.
O secretário elencou alguns dos serviços que foram implementados e implantados, desde o inicio do planejamento avançar SUS na atual gestão: Inauguração da Upa Ipase – referência nacional; A reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSM-VG) de mais de 80% da unidade e a implantação da maternidade Rede Cegonha que já realiza mais de 80 partos por mês; A inauguração do Centro Especializado de Odontologia (CEO) que também é referência nacional; Reestruturação de serviços oferecidos e a aquisição de equipamentos de última geração no Centro de Especialidades Médicas (CEM-Postão); Reforma e ampliações de várias unidades básicas de saúde e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde, entre vários outros avanços alcançados desde o início da execução do planejamento na rede. A rede atende hoje cerca de 2 mil pessoas diariamente no município, além dos procedimentos e exames pré agendados e espontâneos.
“Desde 2015 a Administração Municipal vem investindo no setor, desenvolvendo capacitações e treinamentos profissionais de saúde o que tem fortalecido a realização das oficinas. “As oficinas abrem as perspectivas dos funcionários do SUS de elevar cada vez mais a sua capacidade de conhecimento profissional, qualificação das práticas de gestão, ferramentas disponíveis, mecanismo de funcionamento da Rede, cuidado com os protocolos, além de propiciar um atendimento mais humanizado à população”, destacou o secretário.