O Botafogo-SP fez valer o fator casa e venceu o São Raimundo-RR por 3 a 1, na chuvosa noite desta quinta-feira, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP). O Pantera, que já estava em uma fase inédita para ele na Copa do Brasil, agora avança mais um passo e alcança a terceira etapa da competição. O time do São Raimundo chegou a São Paulo embalado após eliminar o Cuiabá da competição (4 a 3) e tentou assustar o time paulista.
Mas não passou de vontade. O primeiro gol tricolor foi em cobrança de falta, em um bonito chute do atacante Robinho. O jogador é o artilheiro do Bota na temporada, com cinco marcados.
O Mundão chegou a empatar, com Carlinhos Souza, no segundo tempo. Mas o Bota reagiu e novamente ficou à frente com o zagueiro Diogo Silva, após confusão em escanteio. Com a expulsão de Kayo Souza, o time de Roraima se perdeu e ainda levou mais um, do estreante Lucas Oliveira, que completou o placar.
Com a vitória, a primeira sob o comando do técnico Adilson Batista, o Pantera embolsou mais R$ 2,1 milhões, que é a premiação por participar e classificar à terceira fase do torneio nacional.
Sob forte chuva no Santa Cruz, o Pantera se impôs desde o início com boas chegadas de Tomás Andrade, Edson Carioca e Robinho, autor do único gol da etapa inicial. Aos 34 minutos, em cobrança perfeita de falta, o camisa 7 do Tricolor acertou o ângulo direito de André Regly. O São Raimundo apostou em contra-ataques, mas não foi efetivo. O lance de maior perigo foi aos 42 minutos com Juninho, que bateu rasteiro e contou com desvio de Jean Victor para quase surpreender o goleiro Matheus Albino.
2º Tempo
Com o domínio da partida, o Bota voltou com a mesma disposição para marcar o segundo gol e praticamente definir o placar. E isso quase aconteceu com Robinho, logo aos seis minutos, mas André impediu. Inexplicavelmente, os donos da casa recuaram. E o São Raimundo ganhou campo, até que empatou o jogo, aos 17. Em jogada de Kanté pela direita, a bola sobrou para Carlinhos Souza, que tocou para o fundo da rede.
O susto parece ter acordado o Tricolor, que voltou ao jogo e, aos 24, retomou a liderança no marcador, após Gustavo Silva aproveitar confusão na área após cobrança de escanteio. A partir daí, o Mundão se perdeu. O lateral Kayo Souza foi expulso e, com um a menos em campo, não teve forças para uma nova reação.
O São Raimundo, que também estava numa inédita segunda fase da Copa do Brasil, terá pouco menos de uma semana para se reerguer, já que volta agora suas atenções à Copa Verde, onde também fez história e disputará as quartas de final diante de um gigante da região Norte, o Remo. O duelo de ida acontecerá em Boa Vista (RR), no estádio Canarinho, na próxima quarta-feira, às 20h.
E agora?
O Botafogo terá outra decisão já neste domingo, às 19h30, em Bragança Paulista (SP), onde enfrentará o Red Bull Bragantino nas quartas de final do Campeonato Paulista.
Na Copa do Brasil, o clube aguarda sorteio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber quem enfrentará na terceira fase. (GE)