O São Paulo se classificou às quartas de final da Copa Sul-Americana ao golear a Universidad Católica por 4 a 1, na noite desta quinta-feira, no Morumbi, e confirmar uma vaga que já estava praticamente certa após a vitória por 4 a 2 no jogo de ida das oitavas de final, no Chile.

Com gols de Luciano, Eder, Moreira e o estreante Rodriguinho, o Tricolor se garantiu na próxima fase para enfrentar o Ceará, dono da melhor campanha no torneio – Fuenzalida diminuiu para os chilenos já no fim. Diante de um Morumbi lotado, o time de Rogério Ceni jogou bem mesmo com desfalques (Calleri, Nestor e Igor Vinicius foram expulsos no primeiro duelo) e não correu riscos em momento algum.

Como fica?

O São Paulo vai enfrentar o Ceará nas quartas de final, com primeiro jogo no Morumbi e a decisão na Arena Castelão – o time cearense tem a melhor campanha da Sul-Americana, com 100% de aproveitamento. Os jogos serão só daqui um mês, nas semanas de 3 e 10 de agosto – a Conmebol divulga a tabela detalhada nos próximos dias.

O brilho de Cotia!

João Moreira, 20 anos e Rodriguinho, 18, viveram uma noite especial no Morumbi. O primeiro, lateral-direito português, entrou bem no segundo tempo e fez seu primeiro gol como profissional. Já o segundo, atacante e nova joia da base, viveu sua estreia no time de cima e com apenas 13 minutos em campo marcou pela primeira vez pelo São Paulo. O garoto, nova aposta de Rogério Ceni, mostrou em pouco tempo do que é capaz.

Luciano e Moreira comemoram gol do São Paulo contra a Universidad Católica

Luciano e Moreira comemoram gol do São Paulo contra a Universidad Católica (Foto: Marcos Ribolli)

Torcida do São Paulo em jogo contra Universidad Católica

Torcida do São Paulo em jogo contra Universidad Católica (Foto: Marcos Ribolli)

O jogo

Dominante desde o começo, o São Paulo criou muitas oportunidades e impediu a Católica de jogar. Aos 13 minutos, Luciano recebeu passe de Patrick, chutou de primeira, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Pérez. Os brasileiros administraram a vantagem e, após Luciano e Patrick quase ampliarem, coube a Eder, de pênalti, fazer o segundo, na úlitma jogada da primeira etapa.

O Tricolor voltou bem do intervalo, com João Moreira e Talles, e manteve o domínio. A defesa não sofreu sustos, mesmo com a saída de Miranda, enquanto o setor ofensivo  continuou funcionando. João Moreira completou livre na área, e Rodriguinho, outro que entrou no segundo tempo, transformou o resultado em goleada. Ainda deu tmepo para Fuenzalida anotar o gol de honra dos chilenos em uma noite com atuação madura dos ocmandados de Rogério Ceni.

SÃO PAULO 4 x 1 UNIVERSIDAD CATÓLICA-CHI
Jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana
Data: 07/07/2022
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
São Paulo: Jandrei, Diego Costa, Miranda (João Moreira, intervalo) e Léo; Rafinha (Rodriguinho, aos 22′ do 2ºT), Gabriel Neves, Igor Gomes (Talles, intervalo), Patrick (Luizão, aos 21′ do 2ºT), e Wellington; Eder (Rigoni, aos 30′ do 2ºT), e Luciano. Técnico: Rogério Ceni.
Católica: Sebastián Pérez; Cuevas (Daniel González, aos 29′ do 1ºT; Fuenzalida, intervalo), Asta-Buruaga, Ampuero e Parot (Paz, aos 25′ do 2ºT); Saavedra, Marcelino Núñez e Orellana; Zampedri, Tapia e Valencia. Técnico: Ariel Holan.
Gols: Luciano, aos 13′ do 1ºT (1-0); Eder, aos 49′ do 1ºT (2-0); João Moreira, aos 13′ do 2ºT (3-0); Rodriguinho, aos 35′ do 2ºT (4-0); Fuenzalida, aos 43′ do 2ºT (4-1).
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Assistentes: Carlos López (VEN) e Lubin Torrealba (VEN)
VAR: John Perdomo (VEN)
Cartões amarelos: Eder (SAO); Zampedri e Paz (UCA)  (GE/Jogada 10)