O São Paulo segue soberano na Copa Sul-Americana e fez mais uma vítima nesta quinta-feira (28). O Tricolor foi até a altitude de Cochabamba, na Bolívia, e venceu o Jorge Wilstermann por 3 a 1, nesta terceira rodada do Grupo D. Igor Gomes, Reinaldo, de pênalti, e Marquinhos foram os responsáveis pela vitória do São Paulo. Pelo lado dos donos da casa, Osorio, também de pênalti, fez o único gol dos bolivianos.

Com a terceira vitória no Grupo D, o São Paulo manteve os 100% de aproveitamento e disparou na liderança da chave. O Tricolor abriu cinco pontos de vantagem para o vice-líder Everton, do Chile, e encaminhou a classificação para as oitavas de final. Somente os líderes de cada grupo avançam na Sul-Americana.

O Jorge Wilstermann, por sua vez, chegou a sua quinta partida consecutiva sem vitória na temporada e segue sem vencer nesta edição da Copa Sul-Americana. Os bolivianos ocupam a lanterna do Grupo D com apenas um ponto somado nas três primeiras rodadas.

(Photo by FERNANDO CARTAGENA/AFP via Getty Images)

O jogo

Em um primeiro tempo de controle total do São Paulo, o Tricolor se movimentou bem e criou boas oportunidades, principalmente pelos lados do campo. Os donos da casa tiveram muitas dificuldades de furar as linhas do São Paulo. O gol do São Paulo era questão de tempo e Igor Gomes aproveitou cruzamento de Igor Vinicius para abrir o placar aos 22 minutos. Contudo, o São Paulo se acomodou com a vitória parcial e o Jorge Wilstermann cresceu na partida. Arboleda fez um pênalti bobo, convertido por Osorio, que deixou tudo igual aos 30 minutos. Luciano ainda chegou a balançar a rede, mas estava em posição irregular e as equipes foram para o intervalo com o empate.

Na segunda etapa, o Jorge Wilstermann assustou logo nos primeiros minutos depois de uma falha no sistema defensivo do São Paulo. Contudo, o Tricolor cresceu de rendimento e criou boas chances de voltar a frente no placar. Rigoni acertou uma cobrança de falta no travessão aos 12 minutos e a pressão só aumentava. Aos 18, Eder foi derrubado pelo goleiro adversário dentro da área e Reinaldo converteu o pênalti que recolocou o São Paulo em vantagem. Nos momentos finais o Jorge Wilstermann foi para o tudo ou nada, pressionou, mas o São Paulo conseguiu segurar a pressão. Ainda deu tempo para Marquinhos acertar a trave, e no lance seguinte, anotar o terceiro do São Paulo e assegurar a vitória por 3 a 1.

Igor Gomes comemora o gol que abriu a vitória do São Paulo por 3 a 1 sobre o Jorge Wilstermann – Fernando Cartagena/Getty Images

JORGE WILSTERMANN (BOL) 1X3 SÃO PAULO
3ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana
Data e horário: 28/04/2022, às 19h15.
Local: Estádio Felix Capriles, Cochabamba (BOL).
Jorge Wilstermann: Bruno Poveda, Maximiliano Ortiz, Santiago Echeverría, Ronny Montero e Robson Dos Santos (Francisco Rodríguez, aos 16′ do 2t); Cristhian Machado, Luis Vargas e Villarroel; Serginho, Chávez (Ballivián, aos 28′ do 2t) e Osorio. Técnico: Sergio Migliaccio.
São Paulo: Tiago Volpi, Igor Vinicius (Rafinha, aos 30′ do 2t), Arboleda, Léo e Reinaldo; Luan (Andrés, no intervalo), Igor Gomes, Gabriel Sara (Marquinhos, aos 38′ do 1t) e Alisson; Eder (Rodrigo Nestor, aos 23′ do 2t) e Luciano (Rigoni, no intervalo). Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Igor Gomes, aos 22′ do 1t (0-1); Osorio, aos 30′ do 1t (1-1); Reinaldo, aos 18′ do 2t (1-2); Marquinhos, aos 39′ do 2t (1-3).
Árbitro: Carlos Ortega (COL).
Assistentes: Jhon Leon e Dionisio Ruiz (COL).
Cartões amarelos: Robson dos Santos, Echeverría, Osorio, Ortiz (JOR); Luan e Igor Gomes (SAO).  (Jogada 10)