O São Paulo deu um tropeço gigante na estreia da Libertadores da América. Na noite desta quinta-feira, em Juliaca, no Peru, o Tricolor perdeu por 2 a 1, de virada, para o Binacional, na primeira rodada do Grupo D. O time brasileiro saiu na frente com gol de Pato, desperdiçou chances incríveis de construir uma goleada e foi surpreendido no segundo tempo, quando não teve mais pernas para correr na altitude de 3.800 metros da cidade peruana. Marco Rodríguez e Arango fizeram os gols do adversário.
Primeiro tempo
O São Paulo não se intimidou com a altitude de 3.800 metros de Juliaca e partiu para o ataque contra o Binacional. Pato, logo nos primeiros minutos, perdeu boa chance de cabeça. O time peruano, por sua vez, só arriscou de fora da área. Melhor em campo, o Tricolor abriu o placar aos 20 minutos. Pablo tabelou com Daniel Alves e serviu para Pato mandar para a rede. Depois disso, o São Paulo perdeu a chance de construir uma goleada ainda no primeiro tempo. Antony perdeu chance na cara do goleiro e Pablo desperdiçou duas chances incríveis. E o Binacional, do começo ao fim da etapa, teve a mesma arma: os chutes de fora da área. Sem sucesso.
Segundo tempo
Na etapa final, o Binacional surpreendeu o São Paulo logo aos quatro minutos. Marco Rodríguez recebeu nas costas da zaga e chutou cruzado, por entre as pernas de Tiago Volpi. O gol abalou o Tricolor. Sem conseguir repetir a boa atuação do primeiro tempo, o time brasileiro recuou muito e levou pressão. Apático e sem criatividade, o São Paulo levou a virada aos 32 minutos, quando Arango avançou sozinho pelo meio e bateu colocado, de fora da área. Sem poder de reação, o Tricolor foi para o sacrifício nos minutos finais e teve chances com Antony e Hernanes. Mas o goleiro Raúl Fernández defendeu os dois chutes.
Atuações do São Paulo
Tropeço único
O São Paulo foi o único time brasileiro que não venceu na estreia da fase de grupos da atual edição da Libertadores. Santos, Palmeiras, Grêmio, Athletico-PR, Inter e Flamengo… todos eles venceram.
Perdeu a noção
Daniel Alves não fez uma boa partida em Juliaca, embora tenha participado do gol de Alexandre Pato. Mas um lance em especial chamou a atenção. No segundo tempo, o camisa 10 achou que a bola já tinha saído pela lateral e a pegou com as mãos. O bandeirinha marcou falta, claro, e os jogadores do Binacional pediram a expulsão do são-paulino, que já tinha cartão amarelo. Mas o árbitro parece não ter visto maldade.
Próximos jogos
Na próxima rodada do Grupo D da Libertadores, o São Paulo encara a LDU, na quarta-feira, às 21h30, no Morumbi. No outro jogo da chave, às 19h15, o Binacional visita o River Plate, em Buenos Aires, na Argentina. Antes disso, o Tricolor tem desafio pelo Paulistão, domingo, às 16h, contra o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto.
Como fica?
Com a derrota, o São Paulo termina a primeira rodada na terceira colocação do Grupo D, à frente apenas do River Plate, que perdeu da líder LDU na estreia, por 3 a 0. O Binacional é o segundo, com os mesmos três pontos dos equatorianos. (Globo Esporte)