O duelo de volta será na próxima quinta-feira (8/9), às 21h30, no Morumbi. O Dragão pode até perder por um gol para ir à final. O São Paulo precisa vencer, no mínimo, por dois gols para levar a decisão para os pênaltis. Por três gols, avançará para a finalíssima contra Melgar ou Independiente del Valle (na ida, vitória dos equatorianos por 3 a 0, em Quito).
O São Paulo iniciou um pouco melhor, marcando avançado e com maior posse de bola. Mas quem chegou ao gol foi o Atlético-GO. Aos dez, Dudu avançou pela direita e cruzou para Jorginho, de frente para Jandrei, mandar para a rede. O Tricolor conseguiu reagir, apesar das dificuldades. Reinaldo fez excelente desarme e serviu Rodrigo Nestor, que fez cruzamento para Luciano empatar de cabeça.
A partir daí, o jogo perdeu intensidade. Até que aos 39, Igor Gomes complicou a situação são-paulina, ao dar carrinho, acertar Edson Fernando e deixar o time com um a menos. Assim, pouco antes do intervalo, Rogério Ceni fez duas trocas para reorganizar a equipe, agora com uma linha de quatro defensores: Welington e Patrick entraram nos lugares de Reinaldo e Ferraresi, respectivamente.
Segundo tempo
A etapa final começou truncada. Mas, aos poucos, o Atlético-GO passou a fazer valer a superioridade numérica. Após ótima trama pela direita, Shaylon aproveitou bobeira do sistema defensivo e anotou o segundo gol dos donos da casa, aos dez minutos. O São Paulo, então, praticamente abdicou de atacar, já que a preocupação passou a ser não levar mais gols. Entretanto, não teve jeito. Aos 32, Léo Pereira partiu em velocidade, deixou Diego Costa para trás e bateu no canto de Jandrei, que não teve o que fazer. O Dragão seguiu pressionando na tentativa de definir o confronto logo no jogo de ida. Mas o placar continuou 3 a 1 até o fim.
ATLÉTICO-GO 3X1 SÃO PAULO
Jogo de ida da semifinal da Sul-Americana
Data: 1/9/2022
Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)
ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu (Hayner, intervalo), Wanderson, Klaus e Jefferson (Arthur Henrique, aos 19′ do 2ºT); Edson Fernando (Rhaldney, aos 39′ do 2ºT), Baralhas (Shaylon, intervalo), Marlon Freitas e Jorginho; Wellington Rato (Léo Pereira, aos 26′ do 2ºT) e Churín. Técnico: Eduardo Baptista
SÃO PAULO: Jandrei, Diego Costa, Ferraresi (Patrick, aos 44′ do 1ºT), e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia (Gabriel Neves, aos 14′ do 2ºT), Rodrigo Nestor (Alisson, aos 35′ do 2ºT), Igor Gomes e Reinaldo (Wellington, aos 44′ do 1ºT); Luciano (Marcos Guilherme, aos 14′ do 2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
Gols: Jorginho, aos 10′ do 1ºT (1-0); Luciano, aos 22′ do 1ºT (1-1); Shaylon, aos 10′ do 2ºT (2-1); Léo Pereira, aos 32′ do 2ºT (3-1).
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Carlos Lopez e Túlio Moreno (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Cartões amarelos: Wanderson, Dudu, Edson Fernando e Shaylon (ACG); Gabriel Neves e Igor Vinícius (SAO)
Cartões Vermelhos: Igor Gomes, aos 34′ do 1ºT (SAO) (Jogada 10)