Em noite em que se impôs no primeiro tempo e teve três jogadores expulsos na etapa final, o São Paulo conseguiu segurar a pressão e derrotou a Universidad Católica nesta quinta-feira (30), no jogo de ida das oitavas da Copa Sul-Americana. No fim, o 4 a 2  no Chile dá ao Tricolor a uma ótima vantagem para o duelo de volta no Morumbi, na próxima quinta. Pode perder até por um gol de diferença que garante vaga nas quartas de final. Luciano, duas vezes, Reinaldo e Calleri garantiram o importante triunfo fora de casa.

Primeiro tempo

O São Paulo passeou nos primeiros 45 minutos, mostrando ser muito mais time do que a Universidad Católica. Desde o início, a equipe brasileira teve o controle das ações e abriu o placar após um pênalti bobo de González em Calleri – Reinaldo, aos 15 minutos, bateu bem. O segundo gol veio após lançamento longo e falha bizarra de Isla (que estava no Flamengo), que deu a bola para Calleri. O argentino  presenteou Luciano, que encerrou jejum de quase dois meses sem marcar. Ainda deu tempo para repeteco de Luciano, autor de um golaço, passando por dois marcadores e tocando na saída do goleiro Pérez.

Segundo tempo

A etapa final foi dramática para o São Paulo. Mesmo com uma grande vantagem no placar, a equipe brasileira teve Igor Vinícius, Rodrigo Nestor e Calleri (este último já no fim) e precisou se defender com sete homens na linha. Antes disso, Calleri havia anotado um lindo gol de fora da área após a Católica ter descontado com Zampedri. Os últimos dez minutos foram de pressão intensa dos donos da casa. Valencia ainda anotou o segundo para os chilenos. Mas o setor defensivo tricolor se comportou muito bem e segurou uma ótima vantaem para o jogo no Brasil.

CATÓLICA (CHI) 2×4 SÃO PAULO

Sul-Americana – Jogo de ida das oitavas de final
Data: 30/06/2022
Local: Estádio San Carlos de Apoquindo (CHI)
UNIVERSIDAD CATÓLICA (CHI): Sebastián Pérez; Asta-Buruaga, Daniel González e Cuevas (Orellana, aos 19′ do 2ºT); Isla, Aued (Tapia, aos 31′ do 2ºT), Núñez, Saavedra (Felipe Gutiérrez, aos 19′ do 2ºT) e Parot; Fuenzalida (Valencia, aos 19′ do 2ºT) e Zampedri. Técnico: Ariel Holan.
SÃO PAULO:  Jandrei; Diego Costa, Miranda e Leo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Pablo Maia, aos 43′ do 2ºT), Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo (Luizão, aos 37′ do 2ºT); Luciano (Patrick, aos 11′ do 2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Reinaldo, de pênalti, aos 14′ do 1ºT (0-1); Luciano, aos 27′ do 1ºT (0-2); Luciano, aos 38′ do 1ºT (0-3); Zampedri, aos 1′ do 2ºT (1-3); Calleri, aos 17′ do 2ºT (1-4); Valencia, aos 40′ do 2ºT (2-4).
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Richard Trindad (URU) e Andres Nieves (URU)
VAR: Leodan Gonzáles (URU)
Cartões amarelos: Daniel González (CAT); Igor Vinícius, Calleri, Reinaldo, Pablo Maia, André Anderson/banco (SAO)  (Jogada 10)