Em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Paulista, o São Paulo venceu o Santo André por 1 a 0, neste domingo (05). O gol foi marcado pelo zagueiro argentino Alan Franco aos 47 do segundo tempo, em embate disputado no Estádio José Bruno Daniel, na cidade do ABC Paulista. O Tricolor não vencia este adversário neste estádio há 29 anos. Portanto, um tabu foi quebrado.

Com o resultado, o Tricolor segue na liderança do seu grupo, o B, com 11 pontos. Já o Ramalhão está em terceiro no D, com 10 pontos, atrás de Palmeiras (14) e São Bernardo (11). Na competição, vale lembrar, as equipes de um grupo enfrentam as 12 dos outros grupos. Os dois melhores avançam para o mata-mata.

O embate foi carente de emoções. Logo aos dois minutos, Rodrigo Nestor fez falta em Marthã, do Santo André, que acabou substituído pouco depois. Tecnicamente, o São Paulo demorou a engrenar e só chegou aos 14, em chute de fora da área de Caio Paulista. Pouco depois, o Tricolor teve duas chances com Erison, em cobrança de falta e em cabeçada em escanteio.

A melhor chance do São Paulo  veio aos 29, quando Pedrinho tocou para Rodrigo Nestor, que deu um belo chute da entrada da área. O goleiro, porém, fez uma defesa igualmente linda. Quatro minutos mais tarde, Gabriel Neves cochilou, e a bola sobrou para Gerson Magrão, que entrou na área, mas viu Orejuela intervir bem na hora do chute.

Segunda etapa com mais emoção

O time do ABC voltou do intervalo com mais apetite. Aos 4, por exemplo, Pablo foi à linha de fundo e cruzou, mas Rafael salvou. Já a equipe da capital respondeu com Wellington, mas Lucas Frigeri defendeu. O treinador Rogério Ceni fez algumas mudanças para deixar o time mais defensivo.

Aos 24, Wellington apareceu novamente, mas agora indo à linha de fundo e servindo Rodrigo Nestor. Praticamente na marca do pênalti, isolou. No minuto seguinte, David deu linda enfiada e deixou Luciano na cara do gol, mas o atacante, que jogou de meia, desperdiçou.  O Santo André respondeu com Léo Ceará e, principalmente, com José Hugo, que invadiu a área pela direita, chutou cruzado e tirou o “uhh” da torcida. Aos 47, porém, Wellington Rato cruzou, e Alan Franco marcou de cabeça.

Próximos compromissos

O São Paulo volta a campo agora contra o Bragantino, na próxima quarta-feira (08), às 19h30, no Nabi Abi Chedid. Já o Santo André recebe o Água Santa, no dia seguinte, às 18h. As partidas, cabe destacar, são válidas pela sétima (de doze) rodada do Campeonato Paulista.

SANTO ANDRÉ 0 X 1 SÃO PAULO – 6ª rodada do Campeonato Paulista
Data: 04/02/2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Bruno José Daniel, em  Santo André (SP)
Público: 10.429
Renda: R$ 527.800,00
Gol: Alan Franco, aos 47’2ºT (0-1)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Denis Matheus Afonso Ferreira
SANTO ANDRÉ: Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Romário; Marthã (Moisés Ribeiro, aos 4’1ºT), Dudu Vieira, Gerson Magrão (Nenê Bonilha, aos 19’2ºT)  e Léo Ceará (Júlio Victor, aos 33’2ºT); Pablo  (José Hugo, aos 19’2ºT) e Gabriel Taliari (Fernando Viana, aos 33’2ºT) . Técnico: Vinícius Bergamin
SÃO PAULO: Rafael, Orejuela (Juan, aos 40’2ºT) , Alan Franco, Beraldo e Welington; Gabriel Neves (Jhegson Méndez, aos 28’2ºT) , Rodrigo Nestor (Galoppo, aos 28’2ºT)  e Luciano; Caio Paulista (Wellington Rato, aos 12’2ºT) , Pedrinho (David, aos 12’2ºT)  e Erison.  Técnico: Rogério Ceni
Cartões amarelos: Dudu Vieira (STA); David (SAO) (Jogada 10)