O São Paulo deu um grande passo rumo ao título do Paulistão de 2022. Na noite desta quarta-feira (30), no Morumbi (público de 60.383), no jogo de ida da final, derrotou por 3 a 1 o Palmeiras. Fez uma ótima partida, massacrando um apático rival, que tem de agradecer por perder de pouco. Os dois grandes destaques do São Paulo fizeram os gols: Calleri (dois) e Pablo Maia. Raphael Veiga descontou no fim para o Verdão, que perdeu a sua invencibilidade no Estadual.

O palmeirense Rony disputa a bola com Marquinhos no primeiro jogo da final paulista – Alexandre Schneider/Getty Images

Com o resultado, o São Paulo joga pelo empate na partida de volta, no domingo, no Allianz Parque, para conquistar o segundo título consecutivo do Paulistão. O Palmeiras precisa vencer por dois gol para levar a decisão para os pênaltis, ou três gols para ser campeão sem a necessidade das penalidades.

Etapa de muita qualidade. E também tensa e com faltas. O Palmeiras teve as duas primeiras oportunidades (uma delas Rony furou e deu chance para Jandrei salvar). Porém, como o Verdão deu o campo para o São Paulo, o time da casa foi para cima, com o volante Pablo Maia tento papel duplo muito eficaz: marcando Veiga e saindo para o apoio quando o time atacava.

O São Paulo atacava muito pela esquerda e teve grande chance com Alisson chutando de fora da área uma no travessão. Depois dos 25 minutos, o jogo ficou pegado, quase sem chance de gol. Porém, aos 49, um cruzamento de Alisson foi na mão de Marcos Rocha. O VAR confirmou a penalidade bem cobrada por Calleri: 1 a 0.

Segundo tempo

O Palmeiras  não mudou o seu jogo. Continuou atrás, com pouca mobilidade ofensiva e Dudu e Veiga voltando apáticos. O São Paulo tomou conta da intermediária de ataque  e merecidamente chegou ao segundo gol aos 18 minutos, em boa jogada pela direita. Nestor rolou para Pablo Maia mandar a bomba: 2 a 0.  Aos 35, Nikão cobrou o escanteio que Igor Gomes desviou para Calleri fazer 3 a 0. O Palmeiras estava nocauteado, mas ao menos diminuiu com Veiga cobrando falta.

SÃO PAULO 3 X 1 PALMEIRAS

FINAL DO CAMPEONATO PAULISTA
Data: 30/3/2022
Local: Morumbi, São Paulo (SP)
Público: 60.383
Renda: R$ 5.505.315,00
SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Colorado, aos 37′ do 2ºT), Alisson (Nikão, aos 29′ do 2ºT) e Igor Gomes; Eder (Marquinhos, aos 24′ do 2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton;  Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Jailson, Zé Rafael (Atuesta, aos 29′ do 2ºT), Gustavo Scarpa (Veron, aos 24′ do 2ºT)  e Raphael Veiga; Dudu (Wesley, aos 24′ do 2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
Gols: Calleri, de pênalti, aos 49 do 1ºT (1-0). Pablo Maia, aos 18′ do 2ºT (2-0); Calleri, aos 35′ do 2ºT (3-0); Raphael Veiga, aos 40′ do 2ºT (3-1)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Alex Ang Ribeiro
VAR: Jose Claudio Rocha Filho
Cartões amarelos: Diego Costa, Rodrigo Nestor, Jandrei  (SAO); Abel Ferreira, Jailton, Veron (PAL)