O São Paulo voltou a disparar na liderança do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira, no estádio do Morumbi, o Tricolor venceu o confronto direto com o vice-líder Atlético-MG por 3 a 0, com gols de Igor Gomes, Gabriel Sara e Toró, e se recuperou da derrota no clássico contra o Corinthians. O Galo, por sua vez, viu ser interrompida uma sequência de quatro jogos sem perder na competição.
Durante a maior parte do jogo, a estratégia de Fernando Diniz prevaleceu à de Jorge Sampaoli, que no segundo tempo ainda perdeu Allan, expulso, no melhor momento do time na partida. Com propriedade, o time paulista devolveu ao Galo a derrota de 3 a 0 no primeiro turno. Um trunfo enorme para quem pretende ser campeão brasileiro.
Primeiro tempo
Um jogo estudado desde os primeiros toques na bola. São Paulo e Atlético-MG, cada um ao seu estilo, tentaram impor os seus estilos de jogo no Morumbi. Mas os donos da casa tiveram mais iniciativa e chegaram com perigo em chutes de Daniel Alves e Brenner que Everson defendeu. Reinaldo também assustou ao finalizar cruzado para fora. O Galo, por sua, vez tentou os contra-ataques, mas parou em Volpi em dois chutes de Savarino. Com maior posse de bola, o Tricolor abriu o placar aos 24, em finalização colocada de Igor Gomes, de fora da área. Na tentativa de reação do Atlético-MG, Keno chutou com perigo, aos 30, mas Volpi defendeu de novo. A resposta do São Paulo foi aos 42, em falta cobrado por Daniel Alves. Everton, porém, fez grande defesa e evitou o que seria o segundo gol do Tricolor.
Segundo tempo
Em busca do empate, o Atlético-MG mudou um pouco sua postura e foi mais incisivo no ataque, mas sem levar muito perigo a Tiago Volpi. O Galo até pressionou, mas chegou em chute de Calebe que o goleiro defendeu. O São Paulo, ainda tranquilo em campo, tocou bem a bola e quase fez o segundo aos 14, quando Tchê Tchê recebeu bom passe de letra de Daniel Alves e chutou por cima do gol. Com o passar do tempo, o jogo ficou mais quente e teve confusão generalizada depois de Allan e Tchê Tchê se estranharem.
Passada a confusão, o São Paulo chegou com Brenner, de cabeça, mas a bola passou longe do gol. Aos 29 minutos, o Atlético-MG perdeu um jogador: Allan foi expulso por falta dura em Daniel Alves – ele já tinha amarelo pela discussão com Tchê Tchê e levou o segundo. Com um a mais, o Tricolor teve paciência e chegou ao segundo gol aos 38. Vitor Bueno cruzou, e Gabriel Sara desviou para a rede. Nos acréscimos, quando o cronômetro já marcava 46 minutos, o São Paulo completou a vitória com um gol de Toró após linda troca de passes. Vitória enorme do Tricolor.
Próximos jogos
Pelo Campeonato Brasileiro, os dois times voltam a jogar apenas no dia 26 de dezembro. O São Paulo visita o Fluminense no Maracanã, às 21h, e o Atlético-MG recebe o Coritiba, no Mineirão, às 17h. Antes, porém, o Tricolor tem desafio pela semifinal da Copa do Brasil: enfrenta o Grêmio, na quarta-feira, dia 23, às 21h30, em Porto Alegre, no jogo de ida.
Como fica?
Com a vitória, o São Paulo vai a 53 pontos e volta a abrir sete do Atlético-MG, que tem 46. O Flamengo, com um jogo a menos, tem 45, em terceiro, e é o único no momento que pode encostar mais no Tricolor ao final desta rodada. (Globo Esporte)