O São Paulo fez partida muito consistente contra o Palmeiras, nesta quinta-feira (23), na ida das oitavas da Copa do Brasil, no Morumbi (38.201 pagantes). Envolvente no primeiro tempo, inteligente taticamente na etapa final, não deixou o Verdão jogar. Venceu por 1 a 0, gol de Patrick, mas merecia melhor sorte. Irreconhecível, o Palmeiras fez uma de suas piores partidas no ano e tem de sair feliz: poderia ter perdido (estava invicto há 19 jogos) por diferença maior. E o Tricolor, apesar da vitória, pode ter perdido Arboleda por bom tempo. O zagueiro, que fazia ótimo jogo, torceu feio o tornozelo esquerdo.
O jogo da volta será no dia 14/7, no Allianz Parque. Com a vitória, o São Paulo joga pelo empate. O Palmeiras, vencendo por um gol, leva a decisão para os pênaltis. Vencendo por dois gols, avança às quartas. Quem passar de fase embolsará uma premiação de R$ 3,9 milhões. O rival será conhecido por sorteio.
Primeiro tempo
O São Paulo mandou na primeira etapa e o Palmeiras não conseguiu fazer nada. Com a sua defesa fechando os espaços de Scarpa e Dudu, o Verdão foi irreconhecível no primeiro tempo: teve 53% de posse, mas não foi objetivo, sem postura e dando apenas um chute sem perigo para Jandrei.
Já o Tricolor era insinuante no ataque, com Patrick e Reinaldo infernizando pela esquerda, Igor Vinícius se saindo bem quando apoiava pela direita e Calleri ganhando no jogo aéreo de Gustavo Gómez, quase marcando em duas cabeçadas. E Gomez mandou mal aos 31. Perdeu uma dividida com Patrick, que entrou na área e chutou cruzado para fazer um merecido 1 a 0.
Segundo tempo
Nos primeiros dez minutos, nada mudou. Palmeiras apático e São Paulo criando bons momentos. Aos 11 veio a primeira chance real do Verdão, com Rony não completando cruzamento de Verón,. Mas ficou nisso, o São Paulo seguiu administrando o jogo e sempre muito mais perto de ampliar o placar do que levar o empate.
Depois dos 30 minutos. o clássico ficou bem truncado e o lance mais marcante foi a lesão de Arboleda. O zagueiro do São Paulo, um dos melhores em campo, dividiu uma bola com Navarro e torceu o tornozelo. Saiu aos prantos. Nos dois últimos ataques do jogo, nos acréscimos, quase veio o empate do Verdão. Aos 49, Mayke, num chuveirinho, cabeceou raspando. Aos 51, Scarpa chutou fora. Mas, diferentemente da partida do Brasileirão, não teve virada do Verdão nos acréscimos.
SÃO PAULO 1 X 0 PALMEIRAS
Copa do Brasil – Oitavas de final (Ida)
Data: 23/6/2022
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 38.201 pagantes
Renda: R$ 2.005.965,00
SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Arboleda (Miranda, aos 37′ do 2ºT) e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (André Anderson, aos 52′ do 2ºT), Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo (Wellington, aos 40′ do 2ºT); Patrick (Pablo Maia, aos 37′ do 2ºT) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 35′ do 2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino, aos 20′ do 2ºT), Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Dudu (Wesley. aos 28′ do 2ºT), Veron (Rafael Navarro, aos 20′ do 2ºT) e Rony (Breno López, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
Gol: Patrick, aos 31′ do 1ºT (1-0)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Reinaldo, Gabriel Neves (SAO); Murilo, Gustavo Gómez, Marcos Rocha (PAL) (Jogada 10)