O Santos venceu o Atlético-GO por 3 a 2 nesta quarta-feira à noite, no estádio Antônio Accioly, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe abriu o placar, com Marcos Leonardo, levou o empate e a virada dos donos da casa, com Churín e Luiz Fernando, mas Lucas Braga e Lucas Barbosa deram a vitória ao Peixe nos minutos finais da partida. O último gol foi marcado aos 48 do segundo tempo.

O resultado também foi comemorado pelo Cuiabá que, dessa forma, mantém uma folga de 3 pontos para a zona de rebaixamento. Com Juventude e Avaí fora do páreo, apenas Atlético-GO e Ceará representam perigo para a permanência do Dourado na elite do Brasileirão.

Primeiro tempo

O jogo começou agitado. O Atlético-GO quase abriu o placar aos três minutos, mas o goleiro João Paulo fez uma defesa incrível para evitar. Depois, o Santos, em dois lances seguidos, também quase fez o primeiro gol em escanteios. O placar só foi aberto mesmo aos 18 minutos, com Marcos Leonardo. O camisa 9 do Peixe recebeu ótimo cruzamento de Ângelo e marcou de cabeça. A vitória parcial alvinegra, porém, durou pouco. Os donos da casa empataram aos 28 minutos, com Churín, e viraram com Luiz Fernando, aos 38.

Segundo tempo

A etapa final não foi tão agitada quanto a primeira. O Santos rapidamente empatou o jogo após falha da zaga do Atlético-GO: Ângelo ajeitou para Lucas Braga, que finalizou no canto. A partir de então, a partida perdeu ritmo. Os donos da casa passaram a dominar as ações e criar as principais chances. O Peixe, recuado, não conseguia sequer sair para o contra-ataque. Em um lance até inesperado, Marcos Leonardo arrancou pelo meio, fez ótima jogada individual e tocou para Lucas Barbosa. Aos 48 minutos, os santistas voltaram à frente no placar e garantiram a vitória.

Situação na tabela

Com a derrota, o Atlético-GO se complicou na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A equipe segue com 33 pontos, na 18ª posição, a quatro pontos do Cuiabá, o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Santos, em compensação, se livrou de vez da já pequena chance de queda para a Série B e manteve minimamente vivo o sonho de ir à Libertadores. O Peixe tem 46 pontos, cinco a menos do que o São Paulo, primeiro time do G-8, a duas rodadas do fim do Brasileirão. (GE)