O Santos está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o Peixe venceu o Coritiba por 2 a 0, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e não apenas confirmou o acesso para a elite do futebol nacional de 2025 como também ficou muito mais perto de conquistar o título da Série B do Brasileirão. Em um confronto de um time com folga na liderança contra uma equipe sem pretensões no torneio, Wendel Silva e Otero – um golaço de falta – decidiram a vitória santista.
Contas para o título
Garantido na Série A do ano que vem, o Santos agora faz as contas para ser campeão da Série B do Brasileirão. Com 68 pontos, o Peixe precisa de mais uma vitória para confirmar o título, que pode ser concretizado no domingo com empate ou até derrota, desde que Mirassol e Novorizontino não vençam na próxima rodada.
Como fica?
O Santos tem 68 pontos e cinco de vantagem para Mirassol e Novorizontino. O Coritiba tem 50 pontos e ocupa a 10ª colocação.
Em um jogo de pouca empolgação dos dois lados, o Santos fez o básico para construir vantagem no duelo contra o Coritiba. Aos 18, Giuliano lançou Wendel Silva na área – o atacante bateu rasteiro de pé esquerdo e fez o gol alvinegro. Em casa, e com irritação da torcida principalmente após os visitantes abrirem o placar, o Coxa não teve muitos momentos de inspiração. E quando teve parou em Gabriel Brazão: o goleiro santista defendeu finalização de fora da área de Frizzo e depois a tentativa de Brumado no rebote.
Dono do confronto e da Série B, o Peixe chegou ao segundo gol de maneira brilhante. Minutos depois de ter cobrado uma falta com perigo, Otero não falhou na segunda tentativa. Mesmo de longa distância, o meio-campista bateu com estilo e acertou o ângulo e não deu chance para o goleiro do Coxa.
A segunda etapa foi protocolar e de poucas emoções para os dois lados. Com vantagem confortável, o Santos administrou o jogo e não teve que controlar nem uma tentativa de pressão dos donos da casa.
O Coxa fez mudanças e tentou procurar mais o setor ofensivo, com Robson e Alef Manga, mas o Peixe controlou as principais ações e contou os minutos para fazer a festa do acesso no gramado do Couto Pereira.
Na próxima rodada, as duas equipes entram em campo no domingo, às 16h: o Santos recebe o CRB na Vila Viva Sorte e o Coritiba vai até Santa Catarina enfrentar a Chapecoense, na Arena Condá. (GE)