Com um futebol ofensivo que em nada lembrou o retrancado time derrotado pelo Corinthians na rodada passada, o Santos derrotou o Fortaleza por 2  a 0 nesta quinta-feira, pela 35ª rodada do Brasileirão. Os gols foram de Marcos Leonardo no segundo tempo.  O Peixe criou muitas chances, empurrou o Fortaleza para a defesa no segundo tempo e venceu com merecimento.

Agora o Peixe respira tranquilo, praticamente sem risco de rebaixamento, com 45 pontos, em 11º lugar. O Fortaleza lamenta a derrota, pois sonhava em assumir o quarto lugar. Parou nos 52 pontos e está em quinto.

Primeiro tempo

O Santos, que veio com estratégia ofensiva, trabalhando pela esquerda com Ângelo bastante acionado por Felipe Jonatan e Lucas Braga. Aliás, Felipe mais uma vez atuou como meia e foi o principal distribuidor. Já Lucas Braga foi o ala pela esquerda. O Peixe rondou a área do Fortaleza, mas com pouco poder de finalização.

Já o Fortaleza só começou a entrar no jogo a partir dos 20 minutos, começando a aproveitar os muitos erros de passes dos Santos, perdendo chances com David e Robson. Este último cabeceou para milagre de João Paulo. Porém, no último ataque o Peixe quase marcou: Lucas Braga cruzou para cabeçada de Marcos Guilherme e defesa de uro reflexo de Boeck em cima da linha. O VAR confirmou que a bola não entrou.

Segundo tempo

Marinho e Tardelli saíram lesionados e entraram Pirani e Marcos Leonardo. O Peixe melhorou e passou a apertar mais, aparecendo muito dentro da área. Marcos Leonardo, logo no primeiro minuto quase fez.  A torcida passou apoiar ainda mais, Carille fez uma alteração acertada (Camacho no lugar de Zanocello) e o Fortaleza teve de recuar.

Num cruzamento da esquerda, a bola bateu nos dois braços de Ronald. Pênalti. Marcos Leonardo cobrou mal Boeck quase defendeu, mas a bola entrou. 1 a 0. O Fortaleza até buscou o empate, mas o Santos fazia jogo inteligente e, num contra-ataque, ampliou em golaço de Marcos Leonardo, o artilheiro da noite.

SANTOS 2 X 0 FORTALEZA

35ª rodada da Série A do Brasileiro
Data: 25/11/2021
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
SANTOS: João Paulo, Kaiky, Luiz Felipe e Danilo Boza; Marcos Guilherme, Vinicius Zanocelo (Camacho, aos 15′ do 2ºT), Felipe Jonatan (Sandry, aos 44′ do 2ºT) e Lucas Braga; Marinho (Pirani, no Intervalo), Ângelo (Vinicius Balieiro, aos 35′ do ºT)  e Diego Tardelli (Marcos Leonardo, no Intervalo). Técnico: Fábio Carille.

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Benevenuto e Titi; Yago Pikachu (Lucas Crispim, aos 27′ do 2ºT), Éderson, Ronald (Edinho, aos 35′ do 2ºT), Bruno Melo e Matheus Vargas (Lucas Lima, aos 26′ do 2ºT); David (Romarinho, aos 40′ do 2ºT)  e Robson (Wellington Paulista, aos 40′ do 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols: Marcos Leonardo, de pênalti, aos 15′ do 2ºT (1-0); Marcos Leonardo, aos 44′ do 2ºT (2-0)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Luiz Claudio Regazone (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Cartões amarelos: Marcos Guilherme, Zanocello, Marcos Leonardo  (SAN) Pikachu, Benevenuto (FOR) (Jogada 10)