Após quatro jogos sem vencer, o Santos finalmente se recuperou no Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira (27), o Peixe derrotou o Athletico Paranaense por 2 a 0 e, dessa forma, quebrou o incômodo jejum. O resultado ainda levou o Peixe à nona colocação na classificação, com 39 pontos. Enquanto isso, o Furacão estacionou nos 44, na sexta posição. Luan e Bento, contra, marcaram os gols da vitória santista na Vila Belmiro.
Primeiro tempo
O Santos começou o jogo tentando impor pressão sobre o Athletico e teve sua primeira chance quando Sánchez levantou na área e Bauermann cabeceou, mas Bento defendeu. Tudo parecia promissor para o Santos, mas Maicon se machucou sozinho e teve que sair. Assim, o Athletico melhorou e passou a ter mais posse de bola. Pouco depois, Ângelo recebeu bola na área e caiu após dividida com o goleiro do Furacão. A arbitragem marcou o pênalti, mas voltou atrás após consulta do VAR. Até que, aos 34, veio o gol: Felipe Jonatan cruzou e Luan cabeceou para abrir o marcador na Vila.
Segundo tempo
Depois do intervalo, o Athletico voltou impondo mais seu jogo. Dono da posse de bola, obrigou o Santos a se fechar e apostar em contra-ataques. Aos poucos, porém, o Peixe foi voltando a controlar a partida, puxado pela organização de Carlos Sánchez. Ainda assim, o Furacão passou perto de empatar o jogo, quando Vitor Roque fez boa jogada e finalizou, mas João Paulo fez duas importantes defesas.
Posteriormente, foi a vez do Santos perder chances, como nas chegadas de Ângelo e Lucas Braga. No finzinho, veio o alívio para os donos da casa: Lucas Barbosa cruzou, a bola bateu em Hernández e, depois, nas costas de Bento, para entrar no gol e definir o placar final em 2 a 0.
SANTOS 2×0 ATHLETICO-PR – 28ª rodada do Brasileirão Série A
Data e horário: 27/9/2022, às 21h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Gols: Luan, 35’/1ºT (1-0); Bento (contra), 46’/2ºT (2-0)
SANTOS: João Paulo; Nathan, Maicon (Luiz Felipe, 14’/1ºT), Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Lucas Braga, 31’/2ºT), Vinícius Zanocelo e Sánchez (Sandry, 36’/2ºT); Luan (Lucas Barbosa, 36’/2ºT), Marcos Leonardo e Ângelo. Técnico: Orlando Ribeiro.
ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico Hernández; Fernandinho, Hugo Moura (Alex Santana, intervalo) e Terans (Marlos, 27’/2ºT); Vitinho (Cuello, intervalo), Pablo (Rômulo, 27’/2ºT) e Vitor Bueno (Vitor Roque, 27’/2ºT). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos (BA) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Felipe Jonatan, Nathan, Marcos Leonardo (SAN); Pablo, Alex Santana, Matheus Felipe (CAP) (Jogada 10)