O Santos ainda não está garantido na Copa do Brasil de 2024 e não deve ser convidado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar da competição se a ‘não classificação’ se confirmar. Com essa situação, o clube terá grande prejuízo nas finanças.

O Lance! apurou com pessoas ligadas à CBF que, a princípio, um convite para participar do torneio está descartado. A instituição mudou os critérios de classificação, e o Peixe ainda não os atingiu dentro de campo.

Um chamado para participar da Copa do Brasil era esperança de Andres Rueda, presidente alvinegro. Durante reunião do Conselho Deliberativo, em junho, o mandatário fez a seguinte afirmação: “O Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar”.

Caso não jogue a competição, o Santos deixará de arrecadar um valor considerável. Neste ano, por ter avançado até as oitavas de final, o clube faturou em torno de R$ 8,5 milhões em premiações somando todas as fases. A equipe acabou eliminada pelo Bahia.

Santos foi eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil 2023 (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia)

REGULAMENTO DIFERENTE

Antes, os times classificados para a Copa do Brasil obtinham vaga através do ranking da CBF. Visando dar mais importância para as federações, a instituição distribuiu vagas de acordo com o desempenho dos times nos campeonatos estaduais.

No Paulistão, os cinco melhores colocados garantem a vaga, enquanto a última vaga fica com o campeão da Copa Paulista. O Peixe terminou a competição em 11º.

Times classificados para a Libertadores garantem a participação na Copa do Brasil 2024. Portanto, o Santos precisaria terminar o Brasileirão dentro da zona de classificação ao torneio continental. Atualmente, a equipe está em 14º.

Fonte: Lance!