O Santos mais uma vez deu tremendo mole e, assim, lamenta uma derrota que não deveria estar nos planos. Nesta quarta-feira (24/5), em Rancágua, no Chile, visitou o modestíssimo Audax Italiano, pela quarta rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana. Afinal, começou bem, dominou, saiu na frente e mandava na partida. Porém, no fim do primeiro tempo, se perdeu na catimba do rival. Uma pulha de nervos e com dez (Joaquim foi expulso) cedeu o empate ainda na etapa inicial. No segundo tempo, se perdeu de vez e levou a virada. Assim, com dois gols de Gonzalo Sosa, Audax venceu por 2 a 1.
O resultado foi péssimo para o Santos. Sonhava em ratificar o segundo lugar, mas parou nos quatro pontos contra sete do Audax, que segue sem perder mapar o Peixe, pois o duelo no Brasil terminou em empate. O líder é o Newell’s Old Booys, que ainda enfrenta o lanterna Blooming (zero). Assim, tudo indica que restará ao Peixe, ao fim da rodada, uma pequena possibilidade de buscar o segundo lugar e uma disputa de repescagem com um terceiro colocado da Libertadores.
Santos começa muito bem e sai na frente
O jogo começou com o Santos quase marcando aos 40 segundos do Daniel Ruiz. Em seguida, um grande susto. Aos dois minutos, numa bola levantada na área, Gonzalo Rios e Messias bateram cabeça. Rios teve de ser substuído. O Peixe, com boa postura, dominou o jogo e saiu na frente aos 20, com Camacho concluindo jogada de Daniel Ruiz pela direita. O Santos era bem melhor e quase ampliou com Alisson. O Audax assustava em chuveirinho.
Peixe se perde no fim do primeiro tempo
Porém, aos 46, veio um lance-chave, O zagueiro Joaquim, que já tinha amarelo, foi expulso. Com dez, o Santos levou o empate quase em seguida: chuveirinho para a área e cabeçada de Gonzalo Sosa.
Na volta do intervalo, o volante Alison saiu para a entrada de Maicon. Assim, o time paulista passou a jogar mais defensivamente. Aos nove, cometeu um erro fatal. Rojas recebeu pela direita e a marcação demorou para chegar. Ele cruzou e, num cochilo incrível dos zagueiros Messias e Maicon, Gonzalo Sosa cabeceou entre os dois e fez 2 a 1.
O Santos até que tentou ir para cima, principalmente depois da entrada de Soteldo. Mas o nervosismo imperou. O técnico Odair Hellmann reclamou muito da arbitragem. Os jogadores não se encontravam. Fim de jogo e derrota com jeitão de eliminação para o Peixe na Sula.
AUDAX ITALIANO 2X1 SANTOS
Sul-Americana 2023 – 4ª rodada do Grupo E
Data e Horário: 24/4/2023
Local: Estádio El Teniente, Rancagua (CHI)
AUDAX ITALIANO: Tomás Ahumada; Rojas, Pereira, Labrin e Cacereda (Matus, aos 31′ do 2ºT); Marcelo Diaz (Bosso, aos 39′ do 2ºT), Juarez e Hachen (Sepúlveda, aos 31′ do 2ºT); Gonzalo Rios (Fernández, aos 6′ do 1ºT); Gonzalo Sosa e Riveros (Fuentes, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Luca Marcogiuseppe.
SANTOS: João Paulo; João Lucas, Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Alizon ( Maicon, no Intervalo) Camacho (Ivonei, aos 39′ do 2ºT) e Daniel Ruiz; (Soteldo, aos 16′ do 2ºT) Ângelo, Deivid Washington (Patati, aos 32′ do 2ºT) e Ângelo (Lucas Barbosa, aos 32′ do 2ºT). Técnico: Odair Hellmann
Gols: Camacho, aos 29′ do 1ºT (0-1); Gonzalo Sosa, aos 49′ do 1ºT (1-1). Gonzalo Sosa, aos 9′ do 2ºT (2-1)
Árbitro: Christian Ferreira (URU)
Auxiliares: Pablo Llarena (URU) e Agustin Berizzo (URU)
VAR: Juan Andrade (ECU)
Cartões amarelos: Fernández, Sosa (SAN); João Paulo, Joaquim, Odair Hellmann (SAN)
Cartões vermelhos: Joaquim (SAN aos 46′ do 1ºT) (Jogada 10)