O Santos deverá priorizar a contratação de um técnico estrangeiro para substituir Fábio Carille. O ex-treinador e sua comissão técnica deixaram o clube após entrarem em comum acordo com a diretoria santista, nesta sexta-feira.
Entre os brasileiros, os nomes de Dorival Júnior, que já dirigiu o Santos em dois períodos, e de Elano, que foi auxiliar técnico do Peixe e hoje está na Ferroviária, já foram discutidos, mas não agradam ao Comitê de Gestão do clube.
Apesar de a diretoria ainda não ter revelado nomes, a torcida santista aposta, principalmente, em dois técnicos argentinos: Sebastian Beccacece e Hernán Crespo.
Aos 41 anos, Beccacece, atualmente, está na sua terceira passagem pelo Defensa y Justicia, da Argentina. Foi auxiliar técnico de Jorge Sampaoli entre 2003 e 2015 e deixou o cargo para assumir a Universidad do Chile, no fim de 2015. Depois, assumiu o Defensa y Justicia e voltou a trabalhar com Sampaoli, agora, na seleção argentina.
Após a passagem pela Argentina, retornou ao Defensa y Justicia, passou por Independiente e Racing, antes de voltar, pela terceira vez, para o clube argentino. No currículo, o título de campeão da Recopa Sul-Americana de 2021, conquistado em cima do Palmeiras.
Já Crespo está sem clube desde que foi demitido do São Paulo, no ano passado. Famoso atacante, com passagens em times italianos e no Chelsea, o ex-jogador começou a carreira de treinador nas categorias de base do Parma.
Na Itália, passou ainda pelo Modena. Teve uma maior consolidação do seu trabalho ao retornar ao futebol argentino, onde treinou o Banfield e foi campeão da Copa Sul-Americana de 2020, pelo Defensa y Justicia.
Chegou ao São Paulo em 2021 e conseguiu conquistar o Campeonato Paulista, encerrando a fila de espera por títulos do Tricolor. Contudo, não conseguiu dar boa sequência ao trabalho e foi demitido após o mau desempenho no Campeonato Brasileiro.
Hernán Crespo foi campeão paulista em 2021 com o São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Segundo informado pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho, no “Seleção SporTV”, o técnico argentino Fabián Bustos deve ser oferecido ao Santos. Atualmente, ele dirige o Barcelona, do Equador e eliminou o Peixe na fase de grupos da última Copa Libertadores da América.
O treinador de 52 anos tem a carreira consolidada no futebol equatoriano, onde está em seu oitavo clube. É bicampeão nacional no País, conquistando títulos pelo Delfín (2018/2019) e Barcelona (2019/2020).
Se a expectativa for concretizada, será o quarto técnico estrangeiro a comandar o Santos em quatro anos. Em 2019, o argentino Jorge Sampaoli dirigiu o time. No início de 2020, foi a vez do português Jesualdo Ferreira. Já no começo da temporada 2021, Ariel Holan, outro argentino, foi o escolhido para treinar o Peixe. (GE)