O Santos teve mais um resultado negativo no Campeonato Paulista, desta vez pela 9ª rodada. Nesta quinta-feira (16), o Peixe visitou o Santo André no estádio Bruno José Daniel, e conseguiu apenas arrancar um empate aos 43 minutos do segundo tempo. O atacante Pablo abriu o placar para os donos da casa, enquanto Mendoza deixou o banco de reservas para garantir o placar de 1 a 1. O Peixe ainda teve um gol anulado no último lance do jogo. Dessa forma, a pressão sobre o técnico Odair Hellmann continua.
Além disso, o goleiro João Paulo precisou fazer algumas defesas difíceis que evitaram um resultado ainda pior para o Santos. Ao mesmo tempo, a partida marcou a reestreia de Lucas Lima com a camisa do Peixe. O meia teve uma boa atuação e chegou a acertar o travessão antes de ser substituído no início do segundo tempo, quando a partida ainda estava com o placar zerado.
Para encarar o Santo André, o técnico Odair Hellmann optou em escalar uma equipe com três zagueiros, mas o resultado não foi positivo. A equipe melhorou na segunda etapa quando o treinador abdicou dos três defensores, mas não foi o suficiente para evitar mais um tropeço no Paulistão.
Com o resultado, o Santos seque na quarta colocação do Grupo A, com os mesmos 10 pontos da Inter de Limeira, que ocupa a terceira posição.
Por outro lado, o Santo André chegou aos 14 pontos e segue na terceira colocação do Grupo D. Dessa forma, a diferença para o vice-líder São Bernardo agora é de três pontos.
O jogo
O grande destaque do primeiro tempo foi o goleiro João Paulo que fez algumas defesas importantes que evitaram o gol do Santo André. O Santos sofreu com a falta de criatividade e não conseguiram levar muito perigo ao gol adversário. Dessa forma, as equipes foram para o vestiário com o placar zerado.
Na volta do intervalo, o técnico Odair Hellmann abriu mão do esquema com três zagueiros em busca de maior produção na equipe e funcionou. Logo aos nove minutos, o Peixe aproveitou um erro na saída de bola do Santo André e Lucas Lima acertou o travessão. Os donos da casa viram que o Santos estava melhor em campo e também fizeram alterações para tentar equilibrar a partida e funcionou. Depois de um contra-ataque, Pablo abriu o placar aos 25 minutos e os donos da casa dominaram a partida. Mas, Mendoza deixou o banco de reservas para garantir o empate do Peixe aos 43 minutos. Os santistas ainda tiveram um gol anulado no último lance do jogo.
SANTO ANDRÉ 1X1 SANTOS
9ª rodada do Campeonato Paulista-2023
Data: 16/02/2023
Local: Bruno José Daniel, em Santo André (SP)
Santo André: Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Ednei, Matheus Mancini e Igor Fernandes; Dudu Vieira, Moisés Ribeiro (Rafael Forster, aos 17′ do 2t) e Gerson Magrão; Pablo (Léo Ceará, aos 37′ do 2t), Gabriel Taliari (Fernando Viana, aos 31′ do 2t) e Ceará. Técnico: Vinícius Bergantin
Santos: João Paulo; Nathan, Maicon, Eduardo Bauermann (Lucas Barbosa, no intervalo), Joaquim e Felipe Jonatan (Mendoza, aos 29′ do 2t); Sandry, Dodi e Lucas Lima (Ivonei, aos 9′ do 2t); Ângelo (Lucas Braga, aos 29′ do 2t) e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann
Gols: Pablo, aos 25′ do 2t (1-0); Mendoza, aos 43′ do 2t (1-1)
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Robson Ferreira Oliveira (SP)
VAR: Vinicius Furlan (SP)
Cartões amarelos: Gabriel Taliari (STA); Felipe Jonatan e Joaquim (SAN) (GE)