O Santos venceu o Bahia por 3 a 1 na noite deste domingo, na Vila Belmiro, e encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro de maneira positiva, na parte de cima da tabela, colado no G-4 e sem perder os líderes de vista. O placar foi construído ainda no primeiro tempo, com gols de Madson, Marinho e Jobson, enquanto Daniel descontou para o Bahia. A equipe treinada por Cuca se impôs em casa e, mesmo com menos finalizações, acertou a pontaria e soube aproveitar as chances que teve. O time de Mano Menezes, por sua vez, perdeu mais uma fora de casa e encerra o turno na luta contra o rebaixamento.
Como fica?
A vitória deixa o Santos na sexta posição, com 30 pontos, a dois do Fluminense, que abre o G-4. O Bahia fica com 19 pontos, muito próximo do Z-4.
Na briga pela artilharia
Marinho marcou mais uma vez e chegou a 12 gols no Brasileirão, na vice-artilharia isolada. Thiago Galhardo, do Inter, marcou 15 vezes, mas foi expulso na derrota para o Corinthians e não joga a primeira partida do segundo turno. Seria uma chance boa para o camisa 11 do Peixe aproveitar, mas ele levou o terceiro cartão amarelo e também está suspenso na abertura do returno.
Segundo tempo
O Santos diminuiu o ritmo com o passar do tempo, enquanto o Bahia criou uma chance antes do primeiro minuto, com Gilberto exigindo boa defesa de João Paulo. A pressão da equipe de Mano Menezes, porém, não se confirmou. Apesar das entradas de Rossi e Clayson, o Bahia investiu mais em bolas aéreas e cruzamentos quase sempre neutralizados pela defesa santista. Cuca lançou a garotada na segunda etapa, incluindo o garoto Ângelo, de 15 anos, e buscou apenas administrar a posse de bola para confirmar a vitória. Deu certo.

Próximos jogos
O Santos volta a campo na próxima quarta-feira para enfrentar o Ceará, às 19h (de Brasília), na Arena Castelão, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil (a ida terminou 0 x 0). Já o Bahia recebe o Melgar, do Peru, na quinta-feira, às 21h30, na Itaipava Arena Fonte Nova, pelo jogo de volta da segunda fase da Copa Sul-Americana (o Bahia perdeu a ida por 1 a 0). (Globo Esporte)