O Santa Cruz dominou o Brusque neste domingo, no Arruda, e venceu o jogo por 3 a 1. Pipico, Victor Rangel e William Alves marcaram para o Tricolor. Já Thiago Alagoano descontou para os visitantes. O placar, no entanto, de nada adiantou ao time coral, que disputará a quarta temporada seguida na Série C. Isso porque o Vila Nova venceu seu compromisso em cima do Ituano, subiu à primeira posição com 10 pontos e empurrou o Santa Cruz para o terceiro lugar, com oito. Já garantido na Série B, o Brusque não terá direito de disputar a final com o Remo, já que o time ficou com a segunda posição do grupo C.

Depois de um começo de jogo tenso e com erros de passes, o Santa Cruz aliviou toda a apreensão aos 13 minutos com um gol de Pipico, após cobrança de escanteio e bate-rebate na área. Na frente do placar, o time coral dominou o já classificado Brusque. Não tomou sustos e soube administrar o duelo. Aos 31, o time coral foi premiado pela segurança com mais um gol. Dessa vez, Victor Rangel, novidade na escalação, chutou na canto direito com precisão. Com a vantagem segura, o Tricolor recuou as linhas e mostrou ainda mais solidez para neutralizar o rival, que se mostrou lento e sem força para criar.

Na volta do intervalo, o cenário do jogo se manteve parecido. O Santa Cruz continuou seguro na defesa e preciso no ataque. Logo aos 15 minutos, o time conseguiu fazer o terceiro após cobrança de escanteio e cabeceio certeiro de William Alves. O Tricolor controlava a partida quando acabou fazendo um pênalti protagonizado por Victor Rangel. Na cobrança, Thiago Alagoano converteu, aos 29. Pouco depois, veio a notícia do gol do Vila Nova, que abalou os ânimos dos atletas já na reta final da partida.

Sem conseguir o acesso após ter a melhor campanha geral da primeira fase, o Santa Cruz irá para a sétima participação de sua história na Série C (2008, 2012-2013, 2018-2021). A equipe, nas últimas 13 temporadas, só conseguiu disputar a Série B em três oportunidades (2014-2015, 2017) e esteve na Série A apenas uma vez (2016).

Fora da final, o Brusque tem agora o artilheiro isolado da Série C. Com o gol marcado de pênalti, Thiago Alagoano passa a ter 12 gols na competição.